X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os Inovadores — Uma biografia da Revolução Digital


“A onipresença dos computadores e da internet às vezes nos faz esquecer como essas invenções são relativamente novas. Se as gerações atuais já nascem mexendo em tablets e smartphones, é estranho pensar que há poucas décadas a computação pertencia ao domínio de cientistas, militares e uns poucos empreendedores de ponta. Mas quem inventou o computador? Quem teve a ideia de criar a internet? Foi perseguindo essa pista que Walter Isaacson, autor das estrondosas biografias de Steve Jobs e Albert Einstein, construiu esta empolgante narrativa, que retrata inovadores bolando máquinas em suas garagens minúsculas, pensadores excêntricos às voltas com grandes questões existenciais, batalhas épicas entre empresas e uma grande dose de bits, chips e fios de cobre.”

Os Inovadores – Uma biografia da Revolução Digital

Por Walter Isaacson, autor da biografia de Steve Jobs
568 páginas – Companhia das Letras

Você sabia que Ada Lovelace era a única filha legítima de Lorde Byron, um dos poetas românticos mais malucos da história? A relação incestuosa do poeta com uma meio-irmã foi só um dos pontos altos da biografia dele (ele tinha um zoológico particular; levou um urso para uma aula na faculdade; e usou todo o seu dinheiro para bancar um exército de mercenários quando a Grécia estava em guerra contra os turcos — você sabe, poetas tendem a ter uma queda por tudo que é grego). Lady Byron, a mãe de Ada, não demorou a perceber que sua escolha de marido não havia sido das mais acertadas e tratou de afastar Ada do pai. No entanto, a menina apresentava o que na época se chamava de “temperamento poético”, e Lady Byron acreditava piamente que o melhor antídoto para os “males da poesia” fosse encher a menina de lições de matemática, que a levariam para os caminhos da lógica e da razão e para longe das ideias malucas do pai.

O método de Lady Byron deu certo, e Ada se tornou umas das poucas mulheres matemáticas de sua época, tendo criado o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina — e, no meio do caminho, ela ajudou a implementar os conceitos de sub-rotinas e de loop recursivo. A parte da história que você provavelmente não conhece é outra: os talentos de Ada como matemática não eram impressionantes a ponto dela poder ser considerada um gênio da área, mas ela compensava isso sendo uma estudiosa ávida e obcecada por detalhes. Essas características, somadas a uma visão da matemática cheia de ares poéticos — Ada acreditava que a matemática era uma espécie de poesia cósmica capaz de explicar o mundo em que vivemos — e um espírito um tanto quanto megalomaníaco, fizeram de Ada uma peça importante na história da tecnologia e permitiram que ela fizesse descobertas que seriam muito importantes para tudo o que viria depois nesse campo.

No entanto, a história não termina com final feliz: o algoritmo de Ada foi criado para funcionar na máquina analítica de Charles Babbage. Mas o governo se mostrou relutante em financiar o desenvolvimento da máquina e Ada, bem-nascida e rica, propôs que os dois fizessem uma parceria cuja condição era que Ada tivesse poder de veto em qualquer passo dos negócios que viriam a existir quando a máquina analítica estivesse pronta. Depois de infinitas discussões, trocas de ofensas e reconciliações cheias de elogios por carta, a história acaba com Babbage sem fundos para o desenvolvimento da máquina e Ada desistindo de escrever artigos científicos, se tornando uma viciada em jogo e em opiáceos e morrendo de câncer no útero aos 36 anos. No entanto, os estudos feitos pelos dois sobreviveriam às suas desgraças pessoais e abririam caminhos para os estudiosos e inovadores que viriam mais tarde.


Os Inovadores – Uma biografia da Revolução Digital, escrita por Walter Isaacson, baseia-se num trabalho que começou mais de dez anos atrás. Depois de escrever a biografia de Benjamin Franklin, o escritor passou por uma fase em que queria deixar de se concentrar em biografias, que analisam os feitos de um só indivíduo, para se concentrar em projetos que analisassem o que determinados grupos de pessoas fizeram para que certos avanços fossem possíveis. Os planos de Isaacson, que é diretor do Aspen Institute, já foi presidente da CNN e editor da Time, acabaram mudando ao longo do caminho: ele começou suas pesquisas pensando em escrever sobre como foi criada a internet, mas Bill Gates em pessoa o convenceu de que se ele fosse falar dos primórdios da internet, seria preciso contar também a história do computador pessoal. Em 2009, Isaacson deixou o projeto de lado para se concentrar na escrita da biografia de Steve Jobs. Quando voltou a se concentrar em suas pesquisas anteriores, ele decidiu que não seria um livro que se concentrasse na história da internet e dos computadores: o livro seria a história da revolução digital que vivemos nos séculos XX e XXI, usando como fio narrativo uma série de pequenas biografias de inovadores digitais e das coisas que eles criaram.

Para tanto, Isaacson divide os capítulos dos livros entre as grandes invenções que mudaram a nossa vida: a história do algoritmo de Ada, do computador, da programação, do transístor, do microchip, dos videogames, da internet, do computador pessoal, do software, do conceito de on-line, da web e, como fecho, ele fala novamente sobre a Condessa de Lovelace.

Se você se interessa por tecnologia e inovação, chamar esse livro de prato cheio não é suficiente: ele é uma leitura obrigatória para que alguém entenda o contexto tecnológico do mundo em que vivemos, de onde viemos e para onde estamos indo. E a editora responsável pela versão brasileira do livro cedeu cinco exemplares ao Gizmodo para que pudéssemos fazer um concurso cultural. Para participar, responda nos comentários a seguinte pergunta: para você, o próximo grande inovador que deixará seu nome gravado na história da tecnologia será o responsável por qual invenção? Algo que leve água potável para os lugares que mais precisam? Alguém que consiga acabar com o trânsito nas grandes cidades? Para você, qual será a próxima grande inovação que mudará o mundo? Escreva sua resposta nos comentários até o meio-dia de sexta-feira. As cinco melhores respostas receberão um exemplar da história da revolução digital escrita por Isaacson.

O post Os Inovadores — Uma biografia da Revolução Digital apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

faec pPRZvFYbMlU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot