X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os novos luditas: o que virá depois que os empregos em serviços acabarem?


aeee bigtimeattic laptop web

Desde a compra do WhatsApp pelo Facebook por USD 19 bilhões de dólares em dinheiro e ações eu me sinto incomodado com algumas perspectivas que percebo e venho acompanhando.

Eu vejo um futuro que os carros irão dirigir sozinhos eliminando o emprego de motoristas. Que professores universitários serão substituidos por cursos online massivos. Que médicos serão substituidos por sistemas de tomada de decisão. Casas serão impressas em concreto. E mesmo empresas que por anos trabalharam em fronteiras de mão-de obra barata estão instalando 1 milhão de robôs.

Este futuro é construído com base em alguns fatores:

Desta forma, existe uma possibilidade de estarmos destruindo empregos de forma estrutural – por mais que pareça discurso de luditas. No passado, as pessoas trabalhavam majoritariamente na agricultura, depois migraram para manufatura e hoje temos uma economia baseada em serviços. A partir do momento que as empresas baseadas em serviço estiverem alcançando um novo nível de automação, qual será a próxima fronteira?

A história diz que a sociedade se auto-regula, porém nem sempre a história se repete, como no recente caso do subprime americano que contrariou a regra “o valor de imóveis sempre aumenta”. Também não acredite quando dizem que a bolsa sempre sobe.

Parte deste desemprego estrutural já está sendo visualizado em economias mais desenvolvidas: 18% das pessoas entre 16 e 24 anos estão desempregadas no mundo desenvolvido. Ocorreu a recuperação do PIB desde a crise de 2009 sem a correspondente. Ocorreu a recuperação do PIB americano desde a crise de 2009 sem a correspondente recuperação do emprego.

Quem detiver estas tecnologias irá acumular ganhos significativos e existe a tendência de concentração de capital. Talvez o que devemos pensar é como a sociedade vai se reorganizar para acomodar esta possível nova realidade.

Existem teóricos que defendem renda mínima universal, mas ter um trabalho e ser produtivo é algo importante na vida das pessoas. É normal o relato de pessoas que entram em depressão quando se aposentam. Este é um assunto que me incomoda sem uma resposta pronta. Para quem quiser ler mais sobre isso recomendo:

Do outro lado, Marc Andreessen tem uma visão contrária sobre este assunto. Acha que se isso acontecer, os nossos melhores dias estão por vim. Ele defende uma criação de rede de assistência social, pois reconhece que uma parcela da sociedade não vai se acomodar a mudança.

Qual a sua visão sobre o assunto?

The post Os novos luditas: o que virá depois que os empregos em serviços acabarem? appeared first on Startupi.com.br.

abcd ZCGmorMU

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot