X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para não engravidar, mulheres poderão usar este chip financiado por Bill Gates


A Bill and Melinda Gates Foundation doou dinheiro para a MicroCHIPS, empresa americana criadora de um chip que libera anticoncepcionais no corpo da mulher por até 16 anos, e pode ser controlado sem fios para ser ligado ou desligado.

Implantes contraceptivos já existem, e são considerados o método anticoncepcional mais eficaz de todos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Trata-se de uma cápsula que libera uma versão sintética do hormônio progesterona de forma gradual, inibindo a ovulação e evitando a gravidez.

O implante é inserido por um médico sob a pele do braço não-dominante; no Brasil, o custo varia de R$ 900 a R$ 2 mil. Ele dura até três anos, quando precisa ser substituído. Vale notar que este contraceptivo é reversível: se a mulher retira o implante, ela pode engravidar quase que imediatamente.

É a mesma ideia por trás do dispositivo criado pela MicroCHIPS. A Technology Review explica:

O dispositivo mede cerca de 20 x 20 x 7 mm, e foi projetado para ser implantado sob a pele das nádegas, parte superior do braço, ou abdome. Ele dispensa 30 microgramas por dia de levonorgestrel, um hormônio já utilizado em vários tipos de contraceptivos. O hormônio, em quantidade a ser dispensada por dezesseis anos, é armazenado em pequenos reservatórios de um microchip com 1,5 cm de largura dentro do dispositivo.

O levonorgestrel é uma versão sintética do hormônio progesterona. Mas como ele sai do dispositivo e entra na corrente sanguínea da mulher?

A MicroCHIPS inventou uma vedação hermética de titânio e platina nos reservatórios que contêm o levonorgestrel. Ao aplicar uma corrente elétrica no lacre… ele se derrete temporariamente, permitindo que uma pequena dose de hormônio seja distribuída a cada dia.

Em 2012, o chip foi testado para liberar remédios contra osteoporose em mulheres pós-menopausa – e deu certo.

Se o chip passar nos testes, seria uma revolução em métodos contraceptivos: a mulher precisaria implantá-lo apenas duas vezes na vida – uma na adolescência, outra aos 30 – porque ele dura até dezesseis anos.

Além disso, o chip pode ser ativado e desativado por controle remoto, caso a mulher queira engravidar nesse meio tempo – ela não precisaria ir ao médico. E “médicos também poderiam ajustar as doses remotamente”, o que talvez seja meio preocupante: quem vai controlar como o chip é ativado ou desativado? A MicroCHIPS diz que ainda precisa lidar com a criptografia do dispositivo, “para manter seus dados fluindo sem fios de forma privada e segura”.

Felizmente, haverá tempo para resolver esses problemas: o dispositivo começará os testes não clínicos nos EUA no ano que vem; o objetivo é levá-lo ao mercado até 2018.

A Gates Foundation financia diversos projetos relacionados à saúde e desenvolvimento, especialmente em países pobres. Um dos problemas a se resolver é o planejamento familiar: “220 milhões de mulheres nos países em desenvolvimento não querem engravidar, mas não têm acesso a contraceptivos”, diz o site oficial da entidade filantrópica.

Ela está financiando este projeto, e também doou milhões para criar uma camisinha de hidrogel, que imita a pele humana e pode ser mais confortável (e desejável) de usar. [MIT Technology Review via Engadget]

Imagem por MicroCHIPS

O post Para não engravidar, mulheres poderão usar este chip financiado por Bill Gates apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ecfwoiSbHBIB

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot