X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Parceria entre Ericsson e UFC foca em pesquisa de 5G


pesquisa_5G

A tecnologia 4G de rede móvel chegou ao Brasil no ano passado e em maio passado chegou a marca de dois milhões de linhas 4G no país contra mais de 100 milhões de linhas 3G (dados Anatel). Ou seja, ainda engatinhando, é difícil pensar na próxima tecnologia. Será? O 5G já é pesquisado numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a empresa Ericsson que afirmam que a pesquisa é importante por causa de alta demanda por qualidade de serviço e experiência do usuário.

A equipe é formada por 40 especialistas, entre professores, pesquisadores doutores e mestres, e engenheiros e existe desde 2012. A ideia é já pensar num sobrecarregamento das redes 3G e 4G, já que novos tipos de tráfego e conexões são esperados mediante a Internet das Coisas.

“A parceria entre a UFC e a Ericsson é fundamental para o intercâmbio de conhecimento acadêmico e tecnológico que promove as mais avançadas pesquisas em telefonia móvel de última geração, temas relevantes para a indústria nacional e internacional. Além disso, a Universidade está muito satisfeita em poder contar com o apoio da Ericsson na formação dos nossos alunos, contribuindo com laboratórios avançados, oferecendo estágios, fomentando a pós-graduação, e trazendo um know-how tecnológico que é liderança no mundo inteiro”, diz o professor Rodrigo Cavalcanti, da UFC.

Os principais pontos das pesquisas desenvolvidas pela Ericsson e a UFC serão as novas faixas de espectro (acima de 10 GHz e até 60 GHz ou mais), sistemas com alta densidade de antenas, gerenciamento de interferências, comunicação entre dispositivos, utilização de small cells dentro do conceito de Redes Heterogêneas.

A UFC é representada pelo Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL), um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para sistemas sem fio. A parceria entre a empresa e a universidade se baseia em pesquisa, patentes e padronização

Edvaldo Santos, diretor de Inovação da Ericsson, falou sobre a importância da parceria. “Estamos trabalhando há 15 anos com a UFC e essa colaboração já resultou em contribuições significativas na geração de conhecimento para exploração e desenvolvimento de novas tecnologias, que se reflete em publicações científicas nacionais e internacionais, livros e contribuições ao estabelecimento de padrões e patentes. A UFC é uma importante parceira da Ericsson na construção da liderança tecnológica em sistemas 5G”, afirma.

O post Parceria entre Ericsson e UFC foca em pesquisa de 5G apareceu primeiro em Startupi.com.br.

dbdce DGHtxlGXgK

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot