X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Participação de bens importados no consumo da indústria registra recorde


A participação de bens importados na indústria brasileira registrou recorde, acumulando 21,1% no período de 12 meses até junho. Os números foram divulgados hoje (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação entre os primeiros e segundo trimestres, houve aumento de 0,1 ponto percentual, mantendo sua trajetória de alta há 13 trimestres, informou a entidade.

O levantamento, chamado Coeficientes de Abertura Comercial, foi elaborado em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) e aponta um crescimento do coeficiente de penetração das importações em 12 setores da indústria de transformação, com destaque para os segmentos farmacêutico, químico, de informática, eletrônico e óptico.

A CNI informou ainda que a “valorização do câmbio nos últimos meses amenizou o ímpeto importador, mas o contínuo aumento do coeficiente de importação reflete a perda da competitividade da indústria nacional frente a seu concorrente estrangeiro”. Para a CNI, a alta do câmbio poderá reduzir as importações nos próximos meses, o que favoreceria a recuperação da produção industrial interna, podendo reverter essa tendência.

Outra informação divulgada pela CNI é que, além do aumento das importações no consumo doméstico de bens industriais, a participação das exportações no faturamento das empresas caiu.

“O coeficiente de exportação registrou 19,2% no segundo trimestre de 2013, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre deste ano. Essa é a segunda queda consecutiva. A fraca demanda externa pelas manufaturas brasileiras e a queda dos preços internacionais explicam a perda no coeficiente de exportação no segundo trimestre”, registrou a confederação.

Nove setores produtivos da indústria de transformação registraram queda no coeficiente de exportação, sendo os mais afetados os de metalurgia, de máquinas e equipamentos, de derivados de petróleo e biocombustível, de máquinas e materiais elétricos e o de têxteis.

Informações Agência Brasil

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot