X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

PlayStation 4: chips da AMD, memória rápida e novo controle para a próxima geração de jogos


Ontem a Sony fez um evento curioso: falou durante duas horas sobre as novidades do PlayStation 4, mas não mostrou o novo console. Felizmente, eles revelaram o que virá nele: chips personalizados da AMD, RAM superrápida e um controle cheio de recursos.

O novo Playstation abandona a arquitetura Cell e adota um processador e solução gráfica de PC, ambos feitos pela AMD. São oito núcleos de CPU e placa de vídeo de 1,84 teraflops, que conseguem renderizar imagens superrealistas de pessoas em tempo real – como este senhor aí embaixo, visto no demo da Quantic Dream:

psfour1

Ele ainda possui um chip secundário para lidar com o download de jogos em segundo plano. Dessa forma, você pode usar os jogos enquanto eles são transferidos dos servidores da Sony para o seu PS4. Como o PS3 faz você esperar uma eternidade durante o download, isto parece uma ótima notícia.

O PlayStation 4 tem 8 GB de RAM unificada, um salto enorme em relação à geração anterior de consoles: tanto o Playstation 3 como o Xbox 360 têm apenas 512 MB de memória – 256 MB para o sistema, e 256 MB para vídeo.

E a memória é rápida: trata-se de GDDR5, com maior largura de banda que pentes DDR3 usados nos PCs. A nova RAM permite a nova funcionalidade “suspender/retornar”: você pressiona o botão liga/desliga do console para interromper um jogo, ou para voltar a jogá-lo instantaneamente. Ou seja, você nem precisaria esperar até o console ligar e carregar o jogo.

O PS4 tem disco rígido interno, de capacidade ainda não revelada, e leitor de DVD/Blu-ray mais rápido que no PS3. Como ontem a Sony falou muito sobre jogos na nuvem, alguns ficaram preocupados que só seria possível jogar no console usando uma conexão muito rápida à internet. Felizmente, não parece ser o caso: jogos para PlayStation 4 podem rodar em mídia física.

No entanto, vale notar que o PS4 não é compatível com os jogos do PS3 ou anteriores, provavelmente devido à mudança para a arquitetura x86 – o novo console só rodará jogos antigos através do PlayStation Cloud. A Sony ainda não revela como ele vai funcionar, mas para usá-lo – ou seja, para jogar games do PS1, PS2 ou PS3 – você precisaria de uma boa conexão à internet. O console tem entrada Ethernet e suporte a Wi-Fi b/g/n para tanto.

psfour3

Você controla o console usando o DualShock 4, que tem o mesmo design geral dos seus antecessores, mas com vários ajustes. Agora ele possui um touchpad clicável no meio, alto-falante mono, entrada para fone de ouvido e – talvez o mais importante – uma barra de luz que acompanha seus movimentos como o PlayStation Move. Dois controles em um só! Ele tem conectividade USB e Bluetooth.

O novo DualShock ainda possui um botão Share, para compartilhar sua experiência com amigos. Você pode faz streaming ao vivo da jogatina, sem precisar gravar e enviar depois – há um chip dedicado para processamento de vídeo que cuida disso. Na verdade, você pode até pedir para um amigo jogar para você, de forma remota, uma parte difícil do jogo: o botão Share também cuida disso.

A Sony também apresentou a câmera PlayStation 4 Eye para reconhecimento 3D: é como o Kinect, só que com uma resolução maior e um campo de visão mais amplo. São duas câmeras 1280 x 800 (contra uma 640 x 480 no Kinect) e um campo de visão de 85 graus (57° no Kinect). A distância mínima para foco é de de 30 cm. Ainda há um conjunto de microfones para comandos por voz.

psfour5

E quanto à segunda tela? O Xbox usa o Smartglass; enquanto o Wii U tem um controle com tela. A Sony resolveu juntar as duas coisas. A resposta ao Smartglass é o PlayStation App: ele deve aparecer para iOS e Android e oferecer mais conteúdo ao jogo que você estiver jogando – como mapas de um RPG, por exemplo. Ele também permitirá comprar jogos a partir do celular, que serão baixados no console automaticamente; e também assistir a seus amigos jogando (via streaming do botão Share). E o controle do Wii U, no PlayStation, é o Vita: o console portátil permitirá streaming direto de jogos. A Sony diz ter como meta que todo título do PS4 seja jogável no Vita.

A interface do PS4 também foi repensada, focando na “integração social”: você pode incluir amigos do Facebook, com nomes e imagens reais (em vez de trolls com apelidos?); compartilhar vídeos e screenshots; e acessar tudo a partir de tablets e smartphones também. Assim como no PS3, os apps de streaming – como Netflix e Crackle – estão lá. Entre os jogos anunciados para a plataforma, estão Watch Dogs, Diablo III, Killzone: Shadow Fall, Driveclub, entre outros – você confere aqui a lista completa com os trailers.

psfour4

Mesmo anunciando tantos detalhes, a Sony escondeu um: cadê o PlayStation 4? Ele não apareceu no evento, então não sabemos qual a carinha dele. Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, explica o motivo ao Kotaku: “quanto ao sistema em si, tínhamos que manter algo novo para depois – senão vocês ficariam entediados”. Só que essa estratégia é um pouco bizarra, e deixa várias dúvidas no ar.

O PlayStation 4 será lançado no final de 2013, e provavelmente veremos mais detalhes sobre ele na feira E3 – e, segundo o Kotaku Brasil, também na Brasil Game Show em outubro.

Enquanto ele não chega, fique com a demonstração de Killzone: Shadow Fall feita durante o evento. Nós não queremos ter esperanças demais sobre o que foi pré-renderizado e que não foi – o PS3 prometia algo insano com Killzone 2, algo que nunca vimos na vida real. Mas se esse for mesmo o gameplay real, então ele é absolutamente fenomenal: os efeitos de iluminação, chamas, brilho e sombras são melhores do que qualquer jogo atual de console. [Gizmodo US e The Verge]

Especificações do PlayStation 4:

  • Processador personalizado em um chip, com oito núcleos de CPU AMD Jaguar x86-64, e engine gráfica baseada em AMD Radeon de próxima geração com 1,84 TFlops
  • 8GB de memória GDDR5
  • Disco rígido embutido
  • Leitor de Blu-Ray (6x) e DVD (8x)
  • USB 3.0 e portas auxiliares
  • Gigabit Ethernet, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 2.1
  • Saída HDMI, saída analógica AV e saída S/PDIF óptica de áudio
  • Controle DualShock 4, com touchpad capacitiva de dois pontos, giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos, vibração, barra de luz com LEDs de três cores, alto-falante mono, porta micro USB, entrada para fone de ouvido estéreo, porta de extensão e bateria de 1.000 mAh
  • Câmera PlayStation Eye 4, com duas câmeras 1280 x 800, lentes de foco fixo f/2.0, campo de visão de 85 graus, distância mínima de 30 cm para foco, conjunto de microfones com quatro canais

befcdf wzRiWqEFvY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot