X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Polícia prende hacker anônimo pesquisando seu nickname do IRC no Google


Christopher Weatherhead, que se chamava “Nerdo” na internet, foi condenado na semana passada por conspiração para prejudicar o funcionamento de computadores. Mas para associar os ataques DDoS a ele, não foi preciso usar vigilância secreta – em vez disso, bastaram algumas buscas na internet.

De acordo com o Register, a polícia o pegou depois de analisar logs de IRC. Ele é acusado de participar da “Operation Payback”, campanha de DDoS movida pelo Anonymous em protesto a empresas financeiras que pararam de aceitar doações ao WikiLeaks. O PayPal, um dos afetados, diz que os ataques (que duraram por semanas) lhe custaram US$ 5,5 milhões.

O maior erro de Weatherhead foi usar o nick “Nerdo” por muito tempo, tornando mais fácil para os policiais associá-lo às suas ações simplesmente procurando-o na internet. Como? O investigador do caso explica:

“Nós identificamos os canais de IRC deles e capturamos várias semanas de bate-papo. Durante esse tempo, nós checamos o status de certos nicknames, como de administradores e operadores”, acrescentou.

“Nós então fizemos algumas buscas de palavras-chave e passamos muito tempo procurando por vazamentos sociais. Combinando todos esses elementos, nós então identificamos os nicknames de interesse e fizemos uma pesquisa de código aberto sobre eles. Weatherhead foi fácil de identificar, pois ele usava o nick de ‘Nerdo’ há um bom tempo.”

Ele diz usar “uma pesquisa de código aberto”, que provavelmente é um termo mais rebuscado para “Google”.

Ou seja, não importa o quanto você goste do seu nick na internet, é uma boa ideia mudá-lo de vez em quando. Especialmente se você passa o seu tempo livre participando de ataques DDoS contra o Paypal e falando sobre isso no IRC. [The Register]

Imagem via Getty

eeajYFbIshw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot