X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que é impossível construir o traje espacial perfeito


A primeira coisa que deve ser considerada quando se constrói um traje espacial é: para que ele será usado?

Não existe um traje universal. Cada um deles é desenhado para a missão a qual ele se designa, ou seja, cada caso é um caso. Por exemplo: o traje espacial Sokol, da Rússia, é, tecnicamente, um traje espacial. Mas ele é um traje de uso interno, logo, deve ser usado apenas dentro da espaçonave, e não em seu exterior. A função do traje Sokol é de proteger os cosmonautas do vácuo caso a espaçonave Souyz – nave espacial soviética com capacidade para até três pessoas — despressurize. Os figurinos dessas missões devem ser pequenos e flexíveis para não causar muitos problemas de locomoção e movimento dentro da apertada Souyz. E por não ter sido projetado para ser usado fora da nave, o traje não consegue carregar equipamentos robustos de suporte à vida ou controle térmico. Além disso, o material do traje não é muito resistente a rasgos e perfurações, de modo que não é adequado para vestir no espaço, repleto de poeira e detritos.

O mesmo pode ser dito para o traje americano — aquele laranja que eles usam em Armageddon. Ele não foi criado para o ambiente espacial. Ele foi criado para proteger o astronauta caso a nave despressurize e, assim como o traje Sokol, também foi desenhado para proteger o astronauta caso haja necessidade de pouso na água. Ele é laranja por ser uma cor chamativa, o que ajuda no trabalho dos profissionais de resgate. Além disso, ele é resistente à água e ajuda o astronauta a flutuar para não se afogar.

Agora, o traje russo Orlan e o americano EMU (Extravehicular Mobility Unit — Unidade de Mobilidade Extraveicular em português), estes sim são projetados para uso externo. No entanto, o design desses trajes não contempla o uso deles sobre terrenos, como a Lua ou Marte. Observe bem e você verá que o EMU não tem botas de verdade — não há uma proteção rígida como os trajes Apollo, usados para andar sobre a Lua.

Não mencionei o traje espacial chinês Faetian, já que ele é basicamente uma cópia do russo Orlan.

febfd bWxCp iCJQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot