X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que smartphones Android agora vêm com mais apps do Google do que nunca


O Google distribui o Android como software livre, e qualquer empresa pode modificá-lo e revendê-lo em seus produtos. Mas se você quiser o Google Play no seu dispositivo, é preciso aderir às regras do Google, que ficaram um pouco mais rígidas este ano.

O site The Information obteve contratos confidenciais mostrando que as fabricantes, como Samsung e HTC, precisam incluir até vinte apps do Google em seus novos dispositivos caso eles tenham a Play Store.

E há também uma lista de outras exigências. Segundo o The Information:

– deve haver um “widget” de busca do Google na “tela inicial padrão” do dispositivo, juntamente a um ícone para a loja de apps do Google Play.

– um ícone na tela inicial do dispositivo rotulado como “Google”, quando clicado, deve fornecer acesso a uma “coleção” de 13 apps do Google (Google Chrome, Google Maps, Google Drive, YouTube, Gmail, Google+, Google Play Música, Google Play Filmes, Google Play Livros, Google Play Banca, Google Play Games, Fotos do Google+ e Hangouts do Google+).

– outros aplicativos do Google, incluindo o Google Street View, o Google Pesquisa por Voz e Google Agenda, devem ser colocados “não mais do que um nível abaixo da tela inicial”.

– se o dono do dispositivo segurar o botão físico “Home” ou “deslizar para cima” a partir de um botão Home digital ou barra de navegação, tais ações devem acionar a busca do Google.

– o Google [tem] a opção de exibir uma “marca registrada do Google” ou um “elemento da marca Android” em uma “tela separada” quando o dispositivo fizer boot.

Você encontra parte disso em dispositivos Nexus, mas este ano, esses mesmos elementos precisam estar presentes em smartphones que não foram feitos pelo Google.

O objetivo disso, provavelmente, é exercer um controle maior sobre a experiência do Android. As fabricantes colocam skins para diferenciar o sistema, só que às vezes vão longe demais. Lembra quando a Samsung anunciou a Magazine UX em janeiro, uma interface para tablets Android que parecia o Windows 8? O Google não gostou nada disso e fez a coreana mudar seus rumos, que hoje destaca a interface padrão do Android.

A Samsung ainda tem uma série de serviços equivalentes aos oferecidos pelo Google: uma loja de filmes/livros/música, uma loja de apps, um aplicativo de chat… Com as novas regras, ela – e outras fabricantes – precisam destacar a suíte de apps do Google.

A gigante das buscas não ganha dinheiro com o Android em si, e depende de seus serviços para tanto. Com as novas regras, o Google tenta garantir que seu dispositivo não venha sem eles. Felizmente, é possível retirar alguns recursos desnecessários – alguém usa o Play Banca? – indo em Configurações > Aplicativos e escolhendo o app que você quer desativar. [The Information via Android Central]

O post Por que smartphones Android agora vêm com mais apps do Google do que nunca apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fcca yiycjX lSA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot