X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que todo empreendedor deve focar nas finanças da empresa


exame2

*Por Exame.com

A área de finanças, apesar de extremante importante, não recebe a devida atenção da maioria dos empreendedores. Muitos preferem lidar com o comercial, atendimento ao cliente e marketing.

A realidade é que a maioria das pessoas não tem afinidade com números e preferem cuidar de outras áreas da empresa, tratando o financeiro como algo burocrático e que fica em segundo plano.

Contudo, é de extrema importância que o empreendedor tenha os seus números registrados para ajudar nas tomadas de decisão. Sendo assim, talvez a mais importante seja a mais óbvia: saiba o lucro da sua empresa.

Pode parecer óbvio e simples, mas muitos empresários não sabem qual é o real lucro do seu negócio e só procuram ajuda especializada quando a situação já está bastante crítica.

Na Viva Eventos, implantamos com a ajuda de uma consultoria especializada uma rotina de apuração e análise dos resultados financeiros da empresa. Assim que o resultado é fechado, os sócios se reúnem e discutem qual foi a contribuição de cada área na obtenção do lucro daquele mês e o que pode ser feito para melhorar os resultados nos meses seguintes.

Minha dica é: crie uma data limite para que todo mês seja apurado o lucro da empresa. Seja através de planilhas ou softwares, mas não deixe de fazer a apuração. Em seguida, tão importante quanto o fechamento, é entender o resultado.

Compare o resultado atual com os meses anteriores, veja qual grupo de contas influenciou de forma positiva ou negativa no resultado, para que com base em dados reais decida o que deve ser mantido ou corrigido. Para negócios com grande sazonalidade, o ideal é correlacionar com o mesmo mês do ano anterior.

Texto por Vitor Pedrosa, sócio-fundador e diretor de franquias da Viva Eventos.
Editado por Camila Lam do Exame.com.

O post Por que todo empreendedor deve focar nas finanças da empresa apareceu primeiro em Startupi.

cfe diky BAZdk

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot