X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Prêmio destaca trabalho de microempreendedores de comunidades pacificadas do Rio


Uma casa que se transformou em um hotel e uma pequena sala que virou uma gráfica. Negócios que já foram chamados de “fundo de quintal” ganham espaço na economia fluminense e estimulam o mercado nas comunidades pacificadas.

Para ressaltar o trabalho desses empreendedores, a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) criou o Prêmio Empreendedor da Comunidade, que este ano identificou 12 negócios, de um total de 711, que se destacaram em potencial e gestão. Todos receberam empréstimos a baixo custo, por meio do Programa de Microcrédito da agência. A AgeRio liberou R$ 10 milhões para 2 mil negócios. Em 2012, foram 100 projetos.

Dona de um hotel no Vidigal, comunidade da zona sul da capital fluminense, com vista privilegiada para o mar, a microempresária Fernanda Almeida Botelho foi premiada em duas categorias: Negócio de Sucesso e Negócio Inovador. Ela montou o Vidigal Hostel, no ano passado, quando viu a possibilidade de aumentar a renda da família e poder passar mais tempo com a filha. 

A microempresária começou com dois quartos para 12 hóspedes na laje da própria casa. Com o financiamento de R$ 12 mil, construiu mais cinco quartos, ampliando a capacidade do hotel para 21 pessoas. “Estamos vendendo os quartos para o carnaval e a Copa do Mundo. Para a Copa, a ocupação é 80%. E para o Natal e ano-novo as vagas são poucas”, declarou.

Jefferson da Silva Santos, de 22 anos, venceu na categoria Jovem Empreendedor. Ele começou o seu negócio, montado na garagem da casa, também no Vidigal, com uma clientela de três pessoas e uma máquina copiadora. Com o financiamento, expandiu o seu comércio. Comprou computadores, móveis, máquinas e contratou funcionários. Atualmente atende a 52 clientes, aumentando o faturamento.

“Tivemos um crescimento enorme. Com mais capital, expandimos tanto a empresa, como os negócios, prova do salto do nosso número de clientes”, disse Jefferson, que presta cerca de 25 serviços, como criação de logomarca e produção de banners e panfletos.

De acordo com o presidente da AgeRio, Domingo Vargas, os investimentos nos negócios só foi possível graças à política estadual de segurança pública. Com as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), segundo ele, o estado conseguiu oferecer mais serviços para essas comunidades, declarou. “As UPPs asseguraram que nossos clientes pudessem receber clientes de fora de suas comunidades”, ressaltou.

Segundo a agência, com a pacificação, os empréstimos com juros de 3% ao ano para esse perfil de empreendedor subiram de 100 para 1,6 mil, de 2012 para 2013. O dinheiro, com juros mais baixos que o mercado é disponibilizados para negócios como bares, salão de beleza e lojas de roupas. Entre eles, está o da primeira cerveja artesanal do Morro do Alemão, na zona norte.

Para conseguir crédito, os interessados podem acessar o site da AgeRio e marcar uma consulta. Com apoio do Sebrae, a agência oferece uma capacitação e apoio para o projeto.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot