X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pró-Sertão incentiva interiorização da indústria


Resultado de um esforço conjunto entre Sebrae no Rio Grande do Norte, Federação das Indústrias do Estado (FIERN) e governo estadual, o Pró-Sertão foi lançado nessa segunda-feira (5), na capital, e deverá criar nos próximos quatro anos 360 novas pequenas fábricas, além das 100 já existentes, abrindo cerca de 20 mil postos de trabalho e qualificando milhares de profissionais. O projeto de Industrialização do Interior vai estimular a criação de pequenas unidades fabris, denominadas facções, em diversas cidades do estado para suprir às demandas de grandes grupos têxteis, como a Hering e, principalmente, o grupo Guararapes, que detém a rede de lojas Riachuelo

O público-alvo do Pró-Sertão são os empresários que pretendem montar as facções e aqueles que já possuem essas unidades. Eles receberão incentivos – com soluções de crédito facilitadas e rápidas – e capacitações para atender às exigências das grandes indústrias. O Sebrae dará suporte aos empreendedores ao disponibilizar capacitações e consultorias para que as unidades se desenvolvam de forma sustentável. As consultorias serão 70% subsidiadas pela instituição. A estimativa é aplicar no projeto cerca de R$ 7,5 milhões pelos próximos quatro anos. 

“É um projeto de geração de novos negócios que vai estimular o empreendedorismo, mudar a mentalidade do empresariado e também a realidade do interior, sobretudo o Sertão”, observa o superintendente do Sebrae no estado, José Ferreira de Melo Neto. Segundo o superintendente, será um desafio capacitar um número tão grande de empresas, mas, considera o Pró-Sertão um embrião de um projeto maior.

Na visão de José Ferreira, as grandes cadeias de lojas poderiam adquirir produtos finalizados de pequenas empresas do segmento, como é o caso da indústria boneleira. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui o segundo maior polo produtor de bonés do país. O Seridó só fica atrás de Apucarana (PR) em termos de produção. 

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Sílvio Bezerra, o sucesso do programa só será possível se o estado acelerar o projeto de lei, que trata do licenciamento ambiental digital facilitado para empreendimentos de pequeno porte com baixo potencial poluidor. “Sem essa lei aprovada, o Pró-Sertão não terá os efeitos desejados”, alertou Sílvio Bezerra. 

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, o projeto de lei já foi analisado pela equipe do governo e deverá ser encaminhado para a assembleia legislativa ainda neste mês. “Nosso governo soma forças a fim de criar todas as condições necessárias para que os resultados desse projeto sejam ainda maiores do que estamos estipulando”, garante Rosalba Ciarlini.

Informações Agência Sebrae

 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot