X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Produção social: desfazendo o mito do herói solitário


f femp maos painel participacao paredeDurante a Expo Y, conversei com algumas pessoas sobre a natureza das atividades de crowdsource, inclusive offline, e como de repente todo mundo acha que se trata unicamente de web 2.0, dê sua ideia, dê seu voto, quando na verdade trata-se de produção social, socializada, coletiva. Destaque para o termo “produção”, e não individual do tipo “eu fiz” ou “eu gosto”.

Vale um post do tipo back to basics.

Estamos a pouco mais de um mês para a realização da I Conferência Internacional Crowdsourcing, Co-Criação e Comunidades em São Paulo. Ontem, o líder global da comunidade da Lego, Peter Esperen, falou em uma universidade sobre o case de co-criação (com consumidores) da Lego. E ainda tem muita gente confusa, entendendo apenas um pedaço da história (a camada web 2.0). Há algumas semanas, Shaun Abahamson explicou no que consiste de fato a produção social, no que se difere. Acho que é hora de retomar.

Já dizia um provérbio holandês: “it is lonely at the top” (é solitário no topo). Algumas pessoas completaram a frase com “ao menos é confortante ver as pessoas lá embaixo” (Larry Kersten) e “estou cansado de ter companhia” (Wiz Khalifa). No fundo, a “solidão no topo” é uma verdade replicada no mundo organizacional como justificativa para tomadas de decisões por altos escalões – como se as informações usadas por eles não viessem de outras fontes. Obviamente é mito esta coisa de decisões estritamente técnicas quando o assunto é intangível, o processo tem bastante de oblíquo (o que não é uma falha, mas tem gente que maquila como se fosse).

Muita gente acredita que ser empreendedor é saber sozinho para onde a coisa deve ir, como se fosse dono de um saber secreto ou se os outros não tivessem o mesmo interesse em ir junto. Como lê-se em artigo de Pedro Carvalho Murad: “o mito do herói se configura dentro de uma rotina básica: (…) toda narrativa consiste nessa jornada ao extraordinário, na qual o herói terá que enfrentar desafios, num embate de vida e morte, morrer e ressuscitar, retornando ao mundo especial, trazendo algo novo, como que um prêmio. (…) Alguém (o Herói) sempre quer alguma coisa e se aventura por consegui-la, pelas sucessivas rupturas e deslocamentos“.

Então

Crowd= termo em inglês para multidão. Source= termo em inglês para fonte, origem. Então, crowdsource designa tudo aquilo que teve origem na multidão, que foi gerado entre múltiplas pessoas. Por exemplo, a Wikipedia, que tem 10 anos, ou a World Wide Web como um todo, as eleições, desde sempre, o trânsito, as torcidas de futebol. Portanto, não se pode dizer quando aconteceu o primeiro fenômeno produzido coletivamente por uma multidão. Creio que nem mesmo na Internet.

Primeiro crowdfunding offline do Brasil?

De qualquer forma, o crowdsource é um jeito de desenhar processos de fazer coisas junto, e que nos rende variações, como o crowdfunding (financiamento coletivo), que conta com o Kickstarter como primeira e maior referência, mais uma série de similares no Brasil e fora. Agora, já imaginou crowdfunding offline voltado para algum projeto (sem contar esmola ou rachar vaquinha)?

Toquei no assunto com a Márcia Matos (conhecida pelos trabalhos misturando empreendedorismo, educação e mundo digital que ela fazia no Sebrae Nacional), e ela falou da campanha “Ouro pelo bem do Brasil“, que aconteceu na década de 60 por iniciativa de um grupo de mídia e deu aos doadores, como insígnia de meritocracia, um anel de metal com a inscrição “Legionários da Democracia”. Dizem que a campanha era para ajudar o Brasil a sair da crise, mas há controvérsia sobre a aplicação da fortuna arrecada.

E aí, você realmente anda inovando? E Produzindo socialmente?


f shBeytJZYkg

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot