X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Publicidade: você está preparado para seguir esta carreira?


Publicidade: você está preparado para seguir esta carreira?Nos últimos tempos, tenho escutado histórias de muitas pessoas que desistiram da publicidade – alguns com anos de profissão, e outros nem tanto assim. Isso me fez pensar sobre os motivos da nossa área ser tão atrativa quando vista de longe e tão decepcionante para estes desistentes.

Gostaria de deixar bem claro que apoio todos que não estão felizes e admiro a coragem de sair de uma área onde se tem certa estabilidade para se arriscar em novos caminhos. Mas recomeçar não é tarefa fácil e escolher corretamente antes de iniciar os estudos é o ponto chave para evitar ter que jogar tudo para o alto lá na frente.

Para ajudar quem está considerando ingressar na publicidade, listei alguns dos pontos – positivos e negativos – que julgo necessário analisar antes de decidir se é este o melhor caminho a seguir.

1. Desenvolvimento pessoal

Como publicitário, precisamos ser curiosos, pesquisadores, caçadores. Independente do cargo a ser ocupado, você será responsável por planejar, ou executar, ou analisar resultados, ou tudo ao mesmo tempo. E isso lhe dará autonomia (e também obrigação) de chegar à frente da concorrência, ter visão estratégica e, o mais importante, realizar com qualidade aquilo que foi feito no papel.

Não haverá tempo para a zona de conforto – ou sua carreira pode demorar a decolar – porém, você terá bons aprendizados. O desenvolvimento estratégico lhe trará benefícios não somente no lado profissional, mas também em âmbito pessoal, e você poderá aproveitar estas experiências de diversas formas em sua vida.

2. Visibilidade

Já pensou em ver seu nome assinando as propagandas de maior sucesso, seja pela TV, revistas ou internet? Nossas produções se espalham muito rápido e mesmo se você não for o criador da campanha, pode ganhar visibilidade e ficar conhecido por participar de algum projeto importante. Grandes são as suas chances de ser uma “celebridade publicitária”.

3. Ambientes corporativos favoráveis

Está aí um dos maiores atrativos das agências e prestadoras de serviços do ramo. Poder se vestir da maneira como quiser, ter as redes sociais liberadas, curtir happy hour e cerveja dentro da empresa, além de massagista, cabeleireiro, espaço zen e outras mordomias que nos oferecem. Tudo isso conta e muito no nosso dia a dia do publicitário, porém não é só disso que a profissão é feita. É apenas uma recompensa pelos ritmos acelerados de trabalho e será necessário administrar as regalias de forma que não prejudique sua produtividade. Lidar com esta liberdade nem sempre é tarefa fácil, além de exigir muita maturidade e responsabilidade.

4. Sociabilidade: ame ou desista

Sim, é um atributo mais do que necessário para embarcar nesta profissão. Você lidará com diversas pessoas por dia, além dos inúmeros eventos que ocorrerão e você precisará estar presente. Não acredito em quem diz que publicitário tem que ser “puxa-saco” para se dar bem, mas networking é fundamental no processo de evolução.

5. Jornada de trabalho

É, nem tudo são flores no nosso caminho e o futuro publicitário deve estar preparado para enfrentar, em média, de 10 a 12 horas de trabalho por dia, e também precisa ter disponibilidade aos finais de semana, eventualmente. Nós trabalhamos por projeto e não por hora cumprida. Você poderá chegar um pouquinho mais tarde, isso depende da sua empresa, mas na maioria dos casos, precisará acompanhar seus projetos e entregá-los no prazo estipulado – não importa quantas madrugadas isso lhe custe.

6. A promessa do glamour

A carreira na publicidade é agitada, sim. Porém, isso não significa que só de glamour vive um publicitário! A rotina exige concentração, dedicação, estudo, atualização, aplicação: “mão na massa” mesmo. O ideal é lembrar que para existir festas de lançamento de determinada campanha/marca, eventos expositivos e premiações, existe uma mão de obra intensa por trás – que será realizada pelas suas próprias mãos.

Esta é uma pequena parte dos fatores a serem ponderados antes de seguir a carreira da publicidade. Vale ressaltar que, como em qualquer profissão, a paixão e a motivação são combustíveis imbatíveis para o sucesso. Sou da opinião de que você só será bom de verdade quando fizer aquilo que faz seu coração bater mais forte, que te dá ânimo para continuar mesmo quando muitos ao seu redor desistem. Isso fará de você um vitorioso, independente de qual profissão escolher. Eu optei pela publicidade (ou ela optou por mim, talvez) e nosso relacionamento vai muito bem, obrigada!

Se tiver alguma outra dica ou se eu puder ajudá-lo de alguma forma, fique à vontade para me escrever e responderei com maior prazer. Boas escolhas!

Por Bruna Lopes, publicitária. @brunalopes74

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot