X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Qual é o problema que você ou sua empresa resolvem?


martelo_martelar_prego_pregar_problema_resolver

Quantas vezes não encontramos com empreendedores com dificuldade para explicar o que a sua startup faz? Provavelmente em algum momento, todos nós passamos por esse mesmo desafio. Independente do estágio em que a sua startup se encontra, uma das formas mais fáceis de você explicar o que a sua startup faz é começando pelo “Problema”.

Problema, no jargão do mundo de negócios, é de fato uma dor, uma necessidade, que de certa forma atrapalha a vida de alguém, seja no ambiente pessoal ou profissional. Chegar atrasado em uma reunião ou em um encontro por não ter conseguido um táxi na rua em um dia chuvoso é um problema. Perder a hora de passar na farmácia e não ter pasta de dente ou papel higiênico seria um outro exemplo.

Problemas são ruins, geram dores, angústias e ninguém gosta disso. É da nossa natureza só querer felicidade e alegrias. É a forma mais simples de Sim e Não. A intensidade dessa dor, desse problema depende de muitas variáveis como “quem tem essa dor”, “em que momento ela aparece” e “quanto ela dói de fato”. Você não sente tanta falta do Skype no dia a dia, mas quando está em viagem, aposto que usa mais a ligação pela internet do que pelo celular. Você aprendeu isso quando gastou mais do que queria com ligação DDD ou DDI, e eu sei, foi uma baita dor.

Acima você irá ver um episódio de Shark Tank. Nele, o empreendedor resolvia uma dor com o seu produto, mas essa dor não era tão grande assim. Mas um dos “tubarões” faz uma pergunta e o empreendedor saca do bolso uma versão do produto para um tamanho de mercado muito maior. Bingo.

Como empreendedor, todo mundo precisa perder tempo definindo o problema, a dor que quer resolver. Melhor do que definir, é efetivamente viver o problema, sentir na pele.  E fazendo isso, o empreendedor ficar mais próximo de descobrir também quem são as outras pessoas que tem esse problema, em que situação e local que elas se encontram, se este é um problema de fato para elas e qual é o tamanho desse problema.

Vamos fazer um experimento

Imagine que você está de frente para um mentor, que você confia e que tem abertura para falar sobre tudo. Ele será objetivo e direto nas perguntas e espera que você as responda da mesma forma. Vamos lá:

  • Qual o problema que a sua startup resolve? 
  • Humn..Quem tem esse problema?
  • Me conte um caso real desse problema
  • Se eu pedisse para você me provar esse problema, como você faria?
  • Porque você decidiu resolver esse problema?
  • Você já conversou com outras pessoas que tem esse problema?
  • Porque isto é um problema de verdade na vida delas?
  • Como elas fazem hoje para resolver o problema?
  • Quantas pessoas/empresas tem esse problema?
  • Compare com outros problemas resolvidos por outras startups mais conhecidas. Qual o tamanho do problema que você resolve?

Existem dezenas de outras fontes, livros e fóruns que abordam o assunto e acho que vale a pena para aqueles que querem se aprofundar mais no assunto. Tentei escrever de forma simples, o que acontece na maioria dos bate papos que tenho com outros empreendedores. É uma opinião pessoal antes de tudo.

Até mais!

Imagem de abertura: hammer a nail into a board, via Sjutterstock

O post Qual é o problema que você ou sua empresa resolvem? apareceu primeiro em Startupi.com.br.

e ljJVRmsu Yo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot