X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Quem quer pagar pelo futuro do jornalismo digital?


Ainda é possível encontrarmos quem aposta em um futuro sem jornalismo. Ainda é possível deparar com pessoas que realmente acreditam em um universo sustentado totalmente com informações gratuitas e geradas pelos usuários – e apenas pelos usuários. O jornalismo, na opinião de muitos, é um mero artifício que está prestes a acabar. O jornalismo, na visão de muitos, é um setor que não tem espaço no mundo hiperconectado da internet.

Diversos veículos ao redor do mundo estão testando novos formatos e modelos de negócio no digital. Muitos, inclusive, estão apostando na qualidade de suas informações e usando a credibilidade construída por décadas de serviços jornalísticos para justificarem a cobrança de seus conteúdos. E, sim, as pessoas estão pagando. As pessoas pagam por conteúdos de qualidade, bem produzidos e apurados, assim como pagam para startups de jornalismo digital que cobrem segmentos ultra específicos e que muitas vezes não estão no radar da grande mídia.

O futuro do jornalismo digital é social, conectado, digital, móvel, científico, matemático, estatístico, responsivo e, principalmente, pago. Conteúdos abertos serão oferecidos na quase totalidade dos grandes veículos, mas o número de pessoas que irão pagar por conteúdos exclusivos, de qualidade ímpar e credibilidade será cada vez maior. É interessante obter diferentes opiniões quando você discute algo no Facebook, mas não dá para supor que todo o conteúdo jornalístico em um futuro próximo seja produzido apenas pelos usuários.

Engessamento mental

Talvez o jornalismo tenha pecado ao demorar um pouco além do necessário para começar a investir pesadamente em digital. Talvez o jornalismo tenha errado ao insistir de maneira quase infantil na permanência do impresso de forma isolada, ou seja, persistir na tese de que o jornalismo só era jornalismo se fosse no impresso. Blasfemava contra o digital e acabava se restringindo a uma visão míope de sua própria existência.

Entretanto o jornalismo precisa urgentemente perder a vergonha de querer cobrar por seus serviços. Uma empresa jornalística é uma empresa assim como qualquer outra e, sim, é muito caro fazer jornalismo no nível em que os grandes veículos fazem. A premissa não é justificar que os jornais repassem a seus leitores seus custos, mas é mais do que necessário frisar que assim como o jornalismo precisou aceitar de uma maneira não muito confortável a ideia de que o leitor deve participar do processo de produção da notícia, agora é a vez do leitor entender que para ele poder consumir um conteúdo de qualidade é preciso muitos recursos que vão além do financeiro. É preciso investir, por exemplo, em pessoas.

Com isso, classificar o jornalismo como algo decadente ou apostar na ideia de que todo o conteúdo da web será gratuito é apostar de maneira pessimista contra o próprio desenvolvimento de uma sociedade. O jornalismo é um dos pilares básicos para que uma sociedade democrática de direito possa se sustentar. Apoiar ou contribuir para que o jornalismo se desvirtue é demonstrar um engessamento mental perigoso e que precisa ser combatido. Sem jornalismo não há opinião. Sem opinião nós não somos nada além de gado.

In Observatório da Imprensa.

O post Quem quer pagar pelo futuro do jornalismo digital? apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot