X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Quer fidelizar clientes? Plante em vez de caçar


afdf papo sementePreocupado em aquecer as vendas de seu novo negócio, um empreendedor perguntou a Gary Vaynerchuk, especialista em comunicação digital, qual era a melhor maneira de fidelizar consumidores para que eles voltassem a comprar em sua loja.

A saída, respondeu Vaynerchuk, é não pensar na próxima venda, e sim puxar conversa com as pessoas. Em um artigo publicado no site da revista Entrepreneur, ele enfatizou que plantar – e não caçar – é a melhor estratégia para fidelizar quem já entrou em contato com sua empresa.

“Plantar é cuidar do consumidor e estabelecer uma relação afetuosa com ele. Caçar significa ficar tentando fechar a próxima compra ansiosamente, algo que arruína o desenvolvimento da lealdade do consumidor”, afirma.

É por isso que ele sugere estabelecer uma conversa contínua com quem demonstra interesse no que a empresa tem a oferecer. O primeiro passo é começar um diálogo nas redes sociais que o público-alvo frequenta, como Twitter, Facebook ou Pinterest.

Um exemplo: o empreendedor pode começar a seguir seus clientes no Twitter e usar a plataforma para puxar papo sobre temas relacionados à empresa, mas sem tentar vender algo. “Observe o que eles curtem e compartilham e faça perguntas sobre o que eles gostam”, diz Vaynerchuk.

Ele comenta que tem uma loja de vinhos e fica muito atento às conversas nas redes do Winelibrary.com. Quando um fã de Pinot Noir se pronuncia, por exemplo, ele segue a pessoa no Twitter e descobre seus outros gostos – que curte futebol, adora cupcakes e faz jardinagem. “Da próxima vez que esse cliente diz que vai fazer cupcakes, sugiro um vinho de sobremesa que combina com o bolinho e é bem parecido com outro que ele mencionou ter gostado”, explica.

Para ele, é fundamental conhecer quem realmente é o consumidor, o que ele faz e do que gosta – e não apenas o que ele compra. Só assim será possível analisar qualitativamente os dados que ele oferece na rede e começar uma boa conversa para fidelizá-lo.

“Não perca o cliente de vista. Sua preocupação em saber se ele está satisfeito não passará despercebida. Esse toque humano é essencial para que o sucesso da empresa seja duradouro”, diz Vaynerchuk.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot