X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Restrospectiva 9 anos: versão revista


eafd retrospectiva

Quantas versões da mesma estória você é capaz de contar em 30 segundos? Muitas se você estiver sob a tutela, ou escravidão consentida, de um briefing em final de tarde. Poucas, garanto, se livre dessa escravidão você tentar colocar sua própria vida profissional sob a perspectiva e crivo da qualidade e comprometimento.

Então, senhoras e senhores, meninos e meninas, atendimentos e criativos, essa será uma estória contada em apenas quatro cenas. E, em uma versão estendida de 1 minuto, se me permitir o orçamento.

Ela vai da sensação estranha de conhecer um blog representado por um cérebro em um vidro de formol, até constatar orgulhoso que seu editor-chefe agora assumia por completo a cria, lambendo-a e embalando-a em seu escritório recém-montado. Com direito a entrevista bacanuda e tudo!

São cenas que vem e vão, em flashs de Memento Mori, quando tento recontar como o fazer publicitário – e de conteúdo – mudou a minha vida e ele próprio sua função no mercado de comunicação. Começa mais ou menos assim:

Cena 1: falando baixo e pensando alto
“Você deveria fazer um podcast para esses freelas aí”, me disse Merigo em uma das primeiras vezes em que gravamos o Braincast versão raiz, em áudio com microfones ruins.

Não sei se falávamos da morte do jornal ou sobre marketing político, mas desandamos a prever qual seria o futuro do podcast e possíveis modelos de negócio. A partir dali, com os ouvidos atentos e sempre nas cercanias dos projetos do B9, a vontade de montar a própria produtora ao redor de produtos de conteúdo veio forte.

Cena 2: corta para o centro de São Paulo.
Íamos gravar o primeiro podcast ao vivo (do Brasil?) em um evento de mercado e não tínhamos ainda tramado como seria o roteiro. A turma chegara um dia antes e eu – já enrolado com a criação da produtora e ainda dividindo o tempo em agências de conteúdo -, fui tomado por um momento de epifania quando horas depois, vi nós quatro (o melhor quarteto com o qual já trabalhei, mesmo sem ter trabalhado com eles, ou talvez por isso!) saindo de dentro da plateia em meio a um texto meio amalucado, metáfora perfeita para as empresas que tocaríamos anos depois.

Cena 3: trabalhando e colaborando
Em 2009 a minha produtora já engatinhava (como faz até hoje) e Merigo me ligou querendo saber se poderia bolar um projeto de redesenho. O título do post em que relato o processo de recriação do site (“Como mexer em time que está ganhando”) marca bem a minha reação a esse pedido. Por que mudar?

Na filosofia Meriguiana, meus caros, mudar é a única permanência. E sempre para melhor. Outra – e tão boa quanto – reformulação se seguiu, é claro. E outras virão: a cada aniversário o B9 será tão novo quanto as tendências que registra. E, podemos dizer, impermanente e criativo, tem em seu legado esse poder de mudança.

Cena 4: o editor dos cinco posts por dia.
A cena final, o coda desse roteiro quase Spielberguiano (foi mal Fabio!), foi ver mais uma vez Merigo surpreendendo, dando entrevista para veículo especializado para mostrar seu escritório novo.

Ela serve, a cena, para nos ensinar que, a despeito do que grandes movimentos tecntônicos da mídia tradicional tentam provar, as grandes ideias, aquelas revolucionárias, dependem e são tocadas por poucos. Destemidos, determinados, exergando e lançando a bola antes do centro-avante correr, marcam gols que decidem campeonatos.

Só para registro e posteridade: ainda estamos nos 5 minutos do primeiro tempo. E seguimos em vantagem.

cdee b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie


Advertisement

da di
da di

ab fZIMAGOGLe

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot