X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Seis dicas para definir uma gestão estratégica eficiente para sua empresa


gestao

por Juliane Yamaoka, gerente geral da Efix

O termo de gestão estratégica é atualmente muito utilizado dentro das empresas, independe de seu tamanho ou setor de atuação no mercado. Esse conceito é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, com o intuito de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação de novos projetos. Além disso, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas direcionadas para todas as áreas.

Porém, algumas empresas ainda não conseguiram entender o real significado desta ferramenta. Em muitos casos, a gestão estratégica é confundida com o setor financeiro ou com a gestão da empresa como um todo. O ponto principal da estratégia é criar um direcionamento e um caminho para a execução deste direcionamento. Saber definir e executar esse processo é uma porta de entrada para novos negócios.

Confira seis passos que podem levar sua empresa a ter uma boa estratégia:

1. Formule as estratégias: O primeiro passo é conhecer seu mercado, seus clientes, o produto, o ambiente interno, externo e também os pontos fracos e fortes. A partir daí é possível criar alguns conceitos que como missão, valores, visão estratégica, análise externa e planejar o futuro da empresa.

2. Saiba direcioná-las: É preciso agora definir em qual direção a empresa deve seguir, definir quem são os clientes, para quem vender e o que vender. Além disso, é importante distinguir o que é importante para a empresa, o que ela tem a oferecer e qual segmento de mercado pretende atuar.

3. Defina como gerenciar: O próximo passo é criar os objetivos, metas e indicadores. É importante definir o que será implantado na empresa, saber qual a meta que pretende alcançar e quais são as ações oferecidas para perceber que a meta foi batida e o objetivo conquistado.

4. Alinhe sua empresa: Neste processo é preciso direcionar a visão da empresa para um nível mais tático que envolva um projeto e ação. E para definir esse projeto exige um pouco mais de prática e execução. Para isso, é importante alinhar todos os líderes, além é claro de incluir todos os funcionários da empresa.

5. Comece a executar: A estratégia agora para a ser executada no dia a dia. Neste processo, a empresa deve dar todo o direcionamento aos seus funcionários para alcançar o êxito. É importante fazer um relatório para medir a produtividade da equipe. Isso pode auxiliar o gestor a verificar se os objetivos estão sendo alcançados.

6. Faça revisão: Este é o momento de analisar as mudanças do mercado e se for preciso, adequar-se a elas. Além disso, este processo serve para a empresa definir também se as estratégias podem voltar para formulação ou continuar sendo gerenciadas, mudando apenas os objetivos com novos indicadores ou recursos financeiros.

O post Seis dicas para definir uma gestão estratégica eficiente para sua empresa apareceu primeiro em Startupi.com.br.

fc aqEcovOo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot