X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

“Selma” observa Luther King e a luta pelos direitos dos negros com talento e precisão


Selma

[AVISO: Contém spoilers]

Dentre os muitos méritos de “Selma: Uma Luta Pela Igualdade”, o maior talvez seja o de compreender e executar com extrema sensibilidade a ideia de que o cinema é um ato político. Iniciado com um discurso de Martin Luther King, seguido por um estranhamente gráfico atentado a bomba, e encerrado ao som de uma canção que, entre outras coisas, cita as marchas de Ferguson, após a morte do jovem negro Michael Brown, em 2014, o filme é ainda capaz de articular suas posições sem se desligar da construção dos personagens em cena e se mantendo, em tempo e espaço, historicamente preciso.

O primeiro elemento que salta aos olhos é o trabalho de David Oyelowo no papel do protagonista. Existe sempre um equilíbrio bastante sólido entre o aspecto pessoal e sua atuação como ativista político, sem que jamais seja traçada uma linha firmemente determinada entre os dois lados – ao contrário, o que se sugere com alguma frequência é a interferência da vida pública na vida privada e vice-versa.

O Dr. King que discursa com autoridade nas ruas, reunião e capelas se recolhe ao entrar em casa, abaixa os olhos e as sobrancelhas, aquieta a voz e mergulha em longas pausas e silêncio, como na cena em que discute infidelidade com a esposa, ou quando reage às constantes ameaças feitas por telefone.

Este traço, embora pouco frequente e fotografado de modo interessante – variando entre a penumbra e a luz baixa que isolam o protagonista -, inquieta por sua representação invariavelmente simbólica, como se qualquer gesto de MLK, por mais banal e rotineiro, fosse um ato grandioso, digno de ser filmado de perto e iluminado por trás. O roteiro escrito por Paul Webb parece mais eficiente e econômico na afirmação deste elo entre público e privado por meio de diálogos, uma vez que o sintetiza em frases diretas e objetivas, como:

“Eles vão me arruinar para arruinar o movimento”.

A diretora Ava DuVernay no set

A diretora Ava DuVernay no set

selmaposter

A figura central também surge melhor composta na sequências em que reflete sobre acertos e erros e avalia estratégias, quando a câmera o tira de um pedestal e desce ao rumo de seus olhos sem se esquecer de seu caráter extraordinário e da retórica irretocável. Ainda, há um ponto fundamental da trama em que o que King chama de “certeza moral” acaba confirmado em uma ação coletiva, ao passo que ele, o propulsor daquele movimento, assume a própria incerteza com relação ao ato – aqui, sim, um trecho em que a aproximação da câmera e a elevação do tom surtem efeito.

Se por um lado a abordagem direta de Ava DuVernay é relativamente problemática, principalmente ao filmar violência em longos planos em câmera lenta, como na mencionada sequência de explosão do princípio do filme, há qualidade na forma como a diretora trata a ideia de não-unanimidade na narrativa. Com exatidão, ela compõe planos que revelam, à distância, a tensão daquele contexto – são os casos de um soldado com o cassetete em punho em um momento de suposto alívio na turbulenta relação com os manifestantes e de alguns congressistas que se recusam a aplaudir a introdução, pelo presidente Lyndon Johnson (Tom Wilkinson, ótimo), da lei que amplia os direitos dos negros no país.

É essa atenção a figuras secundárias que garante o rigor histórico da obra, por meio de menções e aparições de personagens que vão desde os amplamente conhecidos J. Edgar Hoover (Dylan Baker) e Malcolm X (Nigél Thatch) a nomes como os dos xerifes Bull Connor, Laurie Pritchett e Jim Clark (Stan Houston), os quais não vão muito além de tipos trabalhados com simplicidade, mas que oferecem maior profundidade apenas por terem uma imagem ou característica associados a eles.

O filme é capaz de articular posições sem se desligar da construção dos personagens e se mantendo historicamente preciso

O mesmo vale para a presença de Viola Liuzzo (Tara Ochs), de início somente um rosto feminino branco comovido pelo massacre promovido contra os negros, talvez apenas um acessório para o discurso geral do filme, mas a seguir desenvolvida com competência no formato de um recorte importante daquele tempo e contexto – o que gera desdobramentos até mesmo no desfecho do longa.

A dedicação aos coadjuvantes assegura também a apresentação de determinados efeitos do símbolo centralizador que foi Luther King, como a relação com a esposa, Coretta (Carmen Ejogo), entre a turbulência e a serenidade, e a sempre pendente ruptura entre os jovens James (Trai Byers) e John (Stephan James), contrastados pelo maiores ou menores graus de confiança, devoção e gratidão em relação ao protagonista.

Ava DuVernay e David Oyelowo

Ava DuVernay e David Oyelowo

Nesse sentido, é acertada a decisão de ladear os discursos políticos feitos de cima da tribuna e a reação das pessoas a eles: as lentes frequentemente partem dos gestos de Oyelowo para os diferentes rostos da plateia, permanecendo constantes somente suas palavras – maneira inteligente inclusive para driblar as restrições de direitos autorais que impedem a reprodução dos áudios originais de MLK.

Um exercício dramático, seja de memória ou descoberta, poderoso e incrivelmente genuíno

A habilidade de DuVernay e Webb ao trabalhar o discurso político também se revela em certas rimas e ecos entre as ações e falas de seus personagens. Exemplo é a relação que se estabelece entre a preocupação do personagem principal com seu legado (“[Depois,] o que acontece com as pessoas que ele liderou?”), referindo-se à possibilidade de sua morte levar seus seguidores à condição de órfãos, e a fala do presidente Johnson a instantes do fim, se apropriando dos conselhos de King em nova menção a “ocupar um lugar [positivo] na história”.

“Selma”, portanto, combina com inteligência a observação cuidadosa de um personagem e um recorte de sua luta histórica – e tudo o que ela envolve, até mesmo sacrifícios pessoais – e um discurso categórico que se evidencia extremamente atual, envoltos em um retrato certeiro da organização que antecedeu a marcha mais importante da trajetória de conquista dos direitos civis nos Estados Unidos. A receita não resulta apenas em um filme politicamente edificante e apropriado em termos históricos, mas em um exercício dramático, de memória ou descoberta, poderoso e incrivelmente genuíno.

dffdae b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

dffdae brainstorm d qjIDKrITs

dffdae SfBtbBkIdxE

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot