X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ser chefe é bom para a saúde, diz pesquisa


cef  papo lider cortada
Boa notícia para empreendedores e aspirantes. Os líderes são menos estressados do que as pessoas em outras funções. E mais saudáveis. Foi o que concluiu uma pesquisa feita pela Universidade Harvard (EUA), publicada online pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences e destacada nesta semana no site do jornal Washington Post.

Como observou o coordenador da pesquisa, Gary Sherman, a conclusão vai contra o senso comum, que atribui aos chefes a figura de um workaholic nervoso e propenso a doenças coronárias.

O estudo não leva à dedução automática de que ser líder é um caminho para relaxar a tensão. É possível, segundo os pesquisadores, que a ordem dos fatores seja oposta: pessoas naturalmente mais calmas teriam maior facilidade para chegar a posições de liderança. Mesmo assim, para Sherman, a pesquisa indica que o empenho em conquistar cargos de chefia e obter um bom nível de autocontrole ajuda a criar uma barreira contra o estresse.

O estudo, anunciado como “o maior no gênero”, conduziu entrevistas com 148 líderes e 65 não-líderes e mediu seus níveis de cortisol (hormônio ligado à ansiedade). Os líderes estavam, naquele momento, frequentando um curso (de liderança, claro) em Harvard e muitos, além de cargos empresariais, tinham também cargos no governo.

Outras conclusões da pesquisa foram que os líderes tendem a ser do sexo masculino e ter hábitos saudáveis: mais exercícios físicos e menos tabaco. Também consomem muito café e têm o hábito de acordar mais cedo que os “demais” (6 horas da manhã versus 7 e meia). E estão 27% abaixo na escala de cortisol.

Um experimento paralelo concluiu que quanto mais alto o cargo de liderança, menos estresse afeta seu ocupante. A explicação geral dada por psicólogos para esses resultados é que um senso de autocontrole fortalecido é a grande arma contra o estresse, porque gera a capacidade de prever os acontecimentos e se preparar para eles.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot