Se você é um correntista da Caixa Econômica e ao mesmo tempo cliente dos serviços de hospedagem na nuvem do UOLHost, seu final de semana não deve ter sido dos melhores. O serviço de Cloud Computing do UOLHost sofreu uma pane no final da quinta-feira passada (27) e que, segundo relatos em redes sociais diversas, atravessou três dias sem resolução e já dura mais de 72 horas em alguns casos.
Assim que saiu do ar na quinta-feira, o UOLHost retirou a página de administração do serviço Cloud, publicando um aviso de manutenção, para melhorias no sistema. Mais tarde eles admitiram a indisponibilidade do serviço e divulgaram, por meio dos seus perfis oficiais no Twitter, comunicados afirmando que sabiam do problema e que estavam trabalhando para contê-lo. O comunicado oficial, exibido logo abaixo, foi publicado no dia 28 na central atendimento ao cliente.
Durante a noite do dia 27/11 houve um problema técnico no Storage da EMC, que gerou indisponibilidade do produto UOL CLOUD. Desde então, nossos times técnicos trabalham junto com a EMC para solucionar o problema. Em função da complexidade e volume de dados envolvidos, os servidores estão sendo reativados gradativamente com a previsão máxima de normalização em até 72 horas. Pedimos desculpas pelos transtornos e reiteramos que não estamos medindo esforços nesse processo.
Como de costume para um serviço de hospedagem brasileiro, a empresa não deu detalhes técnicos do que causou a indisponibilidade do serviço, se foi um possível ataque de hackers ou ainda se os dados dos seus clientes foram comprometidos. Eles apenas citam problemas com servidores da EMC, empresa americana de venda e aluguel de infraestrutura de rede e armazenamento.
Já nessa segunda-feira, o aviso mudou e a previsão máxima de normalização está agora em “ao longo do dia de hoje”. Alguns clientes do serviço já relatam nas redes sociais que estão conseguindo acessar seus servidores, mas também dizem que estão com dados de backup muito atrasados e até 2 dias de informações faltando.
Lançado em julho desse ano, o serviço de Cloud Computing do UOL Host promete “segurança, estabilidade e eficiência” como mostra essa página, com preços começando em R$ 59,00 ao mês. Um serviço do tipo é passível de falhas, mas não acho que seus clientes estão gostando de uma indisponibilidade de mais de 3 dias.
Entramos em contato com a assessoria de imprensa do UOL pedindo mais informações sobre o problema técnico que gerou a indisponibilidade e assim que recebermos uma resposta, esse artigo será atualizado.
Atualização às 18:30 | A assessoria de imprensa do UOL Host respondeu a mensagem avisando que “os serviços de UOL Cloud foram reestabelecidos e os servidores já se encontram disponíveis”. Segundo eles, a empresa irá ressarcir todos os clientes de Cloud Computing com isenção no pagamento da mensalidade. Não há detalhes sobre o que afetou os servidores, mas a empresa garante que eles não foram atacados e os dados dos clientes estão todos seguros.
Artigos relacionados:
- Amazon lança serviço de música na nuvem
- Servidor do Live Messenger fica indisponível na madrugada
- GVT fica indisponível no Espírito Santo
Serviço de armazenamento na nuvem do UOL Host fica indisponível por 3 dias [atualizado]