X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Seu dia com mais energia!


Para que tenhamos disposição suficiente para lidar com todas as atividades do nosso dia, é importante oferecermos ao nosso organismo o combustível necessário. Quando estamos bem nutridos, ingerindo alimentos que nos fazem bem, nos sentimos com mais energia. E como podemos aumentar nossa disposição diária? Seguem algumas orientações que poderão lhe ajudar:

1. Carboidratos: não se livre deles!
Aquelas conhecidas dietas que retiram os carboidratos da alimentação, não são consideradas dietas saudáveis. Os carboidratos são os nutrientes que mais nos fornecem energia ao longo do dia. Mais de 50% do que ingerimos deve ser de alimentos fonte de carboidratos. São eles: pães, cereais, massas, tubérculos, raízes.

As frutas, apesar de não serem classificadas como pertencentes ao grupo dos carboidratos, também são fontes desse nutriente, além de terem vitaminas e minerais importantes para nosso organismo e para nos deixar bem dispostos também.

2. Evite alimentos gordurosos.
Alimentos com muita gordura, como as frituras e carnes gordurosas, além de não serem saudáveis se consumidos em excesso, também têm uma digestão mais demorada, o que acaba nos deixando com uma sensação de que estamos mais “lentos”. Evite seu consumo, principalmente no meio do dia, quando você ainda terá que trabalhar por algumas (ou muitas) horas. Uma refeição pesada no horário do almoço poderá fazer seu trabalho render menos no restante do dia.

3. Mantenha seu intestino em funcionamento!
Um intestino constipado, além de trazer grande desconforto, também nos deixa menos dispostos. Para evitar ou diminuir esse problema, consuma alimentos fontes de fibras (cereais integrais, frutas, verduras), iogurtes, devido a ação de suas bactérias, e não esqueça de beber água. Para que as fibras tenham um efeito no transito intestinal, é importante o aumento no consumo de água ou a constipação poderá até piorar.

Além de uma alimentação saudável, também é importante, para que você fique sempre bem disposto, uma boa noite de sono. Evite ingerir refeições “pesadas” pouco antes de dormir. Devido a digestão, mais lenta neste período, seu sono pode não ser profundo e você acaba não descansando bem. Prefira jantar duas a três horas antes de se deitar. Atividades físicas diárias também nos deixam mais bem dispostos. Mas é importante que, uma ou meia hora antes de fazer uma atividade, você consuma algum carboidrato, e, após o exercício, faça uma refeição que também contenha algum alimento fonte deste nutriente (além de outros, como a proteína), para recuperar a energia gasta.

Mas se você está se sentindo constantemente cansado, com pouca energia, é importante consultar um médico para saber se não esta com alguma deficiência nutricional, como por exemplo, a anemia. Um exame de sangue poderá mostrar se há realmente algum problema com você. Não saia por aí tomando suplementos de vitaminas ou minerais sem saber se você precisa deles. Tanto a falta quanto o excesso desses nutrientes pode lhe fazer mal. E lembre-se que não somente as deficiências nutricionais são a causa da falta de disposição. O estresse, por exemplo, é uma válvula de escape para nossa energia.

Aí vai uma receita para começar seu dia com mais energia baseada no livro Saúde com Sabor: Receitas para uma vida saudável.

Iogurte real:

  • 1 colher (sopa) de aveia;
  • 1 xícara (ou 1 pote) de iogurte natural;
  • 10 uvas-passas;
  • 1 banana média;
  • 1 colher (chá) de raspa ou suco do limão;
  • Mel a gosto (se desejar)

Deixe a aveia de molho em água por meia hora ou durante a noite, se desejar. Amasse a banana e misture rapidamente ao iogurte, para evitar o escurecimento da fruta. Adicione a aveia, as uvas-passas, as raspas ou o suco do limão, o mel e estará pronto!

d VHGoPQuzQ

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot