X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Siri vs. Android: qual é melhor em entender comandos de voz?


A Motorola causou certa agitação na internet quando postou uma série de vídeos comparando o Voice Actions do Android com o Siri do iPhone 4S – e o Android ganhou sempre. Os fanboys disseram que o vídeo estava errado, então decidimos fazer o teste nós mesmos. E sim, há um grande vencedor.

O Voice Actions é uma função do app Pesquisa por voz do Google, disponível no Market. Com o Voice Actions, você pode realizar várias funções usando comandos de voz – assim como no Siri. A diferença é que, enquanto no Siri os comandos são naturais, no Voice Actions você precisa falar comandos específicos: “send text to [contato] [mensagem]” ou “navigate to [endereço e cidade]“. O Voice Actions funciona apenas em inglês e requer o Android em inglês, mas pode ser usado em qualquer aparelho com Android 2.2 ou superior. O Siri funciona em inglês, francês, alemão e japonês, mas só no iPhone 4S.

No vídeo acima, este não é um dos aparelhos da Motorola testados em vídeo – Atrix 2, Razr, Photon 4G e Electrify – porque não tínhamos um à mão. Em vez disso, usamos o Galaxy Nexus, que tem especificações semelhantes às do Atrix 2: processador TI OMAP dual-core (o do Nexus roda a 1.2GHz vs 1.0GHz no Atrix 2) e 1GB de RAM. Mas o que importa é o software, no entanto, e as especificações são próximas o bastante para fazer o Voice Actions funcionar de forma idêntica. Os testes foram conduzidos via Wi-Fi, então não tem efeito de 3G/4G aqui.

Mensagem de texto: Google Voice Actions

O Android com certeza foi mais rápido em responder, mas para enviar a mensagem você precisa tocar em Enviar. A Siri não se apressa, mas você pode enviar a mensagem sem olhar pro celular. Então o Android ganha em velocidade, e a Siri em praticidade.

Navegação GPS: Google Voice Actions

Não é surpresa, certo? O Android tem navegação integrada com instruções, enquanto o iPhone só lhe dá as direções no mapa, então a resposta do Android deve ser melhor. E além de melhor, ainda veio mais rápido. (Nota: este teste não foi feito na rua, então nenhum dos aparelhos conseguiu travar o GPS com precisão.)

Lembrete: Google Voice Actions

Esta foi uma disputa acirrada, porque há preferências pessoas envolvidas aqui: ambos os aparelhos erraram em alguma coisa. O Android foi com certeza mais rápido, só que as duas plataformas lidam com notas de maneira diferente. Com o Voice Actions, para salvar a nota você toca em Enviar. É porque ele está enviando a nota para seu e-mail, o que leva mais tempo.

O iPhone salva a nota direto no aplicativo Notas sem você tocar em mais nada. Com esta vantagem em mente, no Android você acessa sua nota onde quer que você tenha e-mail. Você pode sincronizar as notas do iPhone com sua conta Apple, mas a maioria das pessoas não faz isso, então o e-mail é mais conveniente. Fora que o Voice Search também envia o áudio de você falando a nota via e-mail – junto à nota transcrita, claro – então se você está em um lugar barulhento e o Android não entendeu o que você disse, você pode escutar a nota depois. A vantagem, tanto em velocidade e conveniência: Android.

Calendário e compromissos: Siri

A Siri consegue marcar compromissos no seu calendário. O Google Voice Actions, não. Fim de papo.

Navegador web: Google Voice Actions

O Voice Actions foi simplesmente muito mais rápido neste teste. Fora que ele abriu direto o site do Gizmodo, enquanto a Siri foi procurar o que é Gizmodo.com.

Previsão do tempo: Siri

Em termos de velocidade, o Android foi um pouco mais rápido, só que os resultados do iPhone são melhores. Fora que, com a Siri, você pode perguntar “Como estará o tempo em Brooklyn, NY” – algo que o Voice Actions não entende.

Conversão de unidades: Empate

Esta foi acirrada também. Os resultados do Google vieram, bem, do Google. Os resultados da Siri vieram do Wolfram Alpha. Ambos foram rápidos, e ambos estavam corretos.

Vencedor: Google Voice Actions

Em termos de velocidade e precisão, o Google Voice Actions esteve à frente na maioria dos testes. Siri e Voice Actions têm vantagens e desvantagens, e ambos são bastante convenientes. A Siri entende melhor a linguagem natural, sem exigir comandos específicos, mas usar o Voice Actions acaba sendo uma experiência mais rápida e eficiente. Em termos de desempenho, o robozinho leva o troféu.

Filmagem e edição por Michael Hession

de MnicgccI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo