X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Siri vs. Android: qual é melhor em entender comandos de voz?


A Motorola causou certa agitação na internet quando postou uma série de vídeos comparando o Voice Actions do Android com o Siri do iPhone 4S – e o Android ganhou sempre. Os fanboys disseram que o vídeo estava errado, então decidimos fazer o teste nós mesmos. E sim, há um grande vencedor.

O Voice Actions é uma função do app Pesquisa por voz do Google, disponível no Market. Com o Voice Actions, você pode realizar várias funções usando comandos de voz – assim como no Siri. A diferença é que, enquanto no Siri os comandos são naturais, no Voice Actions você precisa falar comandos específicos: “send text to [contato] [mensagem]” ou “navigate to [endereço e cidade]“. O Voice Actions funciona apenas em inglês e requer o Android em inglês, mas pode ser usado em qualquer aparelho com Android 2.2 ou superior. O Siri funciona em inglês, francês, alemão e japonês, mas só no iPhone 4S.

No vídeo acima, este não é um dos aparelhos da Motorola testados em vídeo – Atrix 2, Razr, Photon 4G e Electrify – porque não tínhamos um à mão. Em vez disso, usamos o Galaxy Nexus, que tem especificações semelhantes às do Atrix 2: processador TI OMAP dual-core (o do Nexus roda a 1.2GHz vs 1.0GHz no Atrix 2) e 1GB de RAM. Mas o que importa é o software, no entanto, e as especificações são próximas o bastante para fazer o Voice Actions funcionar de forma idêntica. Os testes foram conduzidos via Wi-Fi, então não tem efeito de 3G/4G aqui.

Mensagem de texto: Google Voice Actions

O Android com certeza foi mais rápido em responder, mas para enviar a mensagem você precisa tocar em Enviar. A Siri não se apressa, mas você pode enviar a mensagem sem olhar pro celular. Então o Android ganha em velocidade, e a Siri em praticidade.

Navegação GPS: Google Voice Actions

Não é surpresa, certo? O Android tem navegação integrada com instruções, enquanto o iPhone só lhe dá as direções no mapa, então a resposta do Android deve ser melhor. E além de melhor, ainda veio mais rápido. (Nota: este teste não foi feito na rua, então nenhum dos aparelhos conseguiu travar o GPS com precisão.)

Lembrete: Google Voice Actions

Esta foi uma disputa acirrada, porque há preferências pessoas envolvidas aqui: ambos os aparelhos erraram em alguma coisa. O Android foi com certeza mais rápido, só que as duas plataformas lidam com notas de maneira diferente. Com o Voice Actions, para salvar a nota você toca em Enviar. É porque ele está enviando a nota para seu e-mail, o que leva mais tempo.

O iPhone salva a nota direto no aplicativo Notas sem você tocar em mais nada. Com esta vantagem em mente, no Android você acessa sua nota onde quer que você tenha e-mail. Você pode sincronizar as notas do iPhone com sua conta Apple, mas a maioria das pessoas não faz isso, então o e-mail é mais conveniente. Fora que o Voice Search também envia o áudio de você falando a nota via e-mail – junto à nota transcrita, claro – então se você está em um lugar barulhento e o Android não entendeu o que você disse, você pode escutar a nota depois. A vantagem, tanto em velocidade e conveniência: Android.

Calendário e compromissos: Siri

A Siri consegue marcar compromissos no seu calendário. O Google Voice Actions, não. Fim de papo.

Navegador web: Google Voice Actions

O Voice Actions foi simplesmente muito mais rápido neste teste. Fora que ele abriu direto o site do Gizmodo, enquanto a Siri foi procurar o que é Gizmodo.com.

Previsão do tempo: Siri

Em termos de velocidade, o Android foi um pouco mais rápido, só que os resultados do iPhone são melhores. Fora que, com a Siri, você pode perguntar “Como estará o tempo em Brooklyn, NY” – algo que o Voice Actions não entende.

Conversão de unidades: Empate

Esta foi acirrada também. Os resultados do Google vieram, bem, do Google. Os resultados da Siri vieram do Wolfram Alpha. Ambos foram rápidos, e ambos estavam corretos.

Vencedor: Google Voice Actions

Em termos de velocidade e precisão, o Google Voice Actions esteve à frente na maioria dos testes. Siri e Voice Actions têm vantagens e desvantagens, e ambos são bastante convenientes. A Siri entende melhor a linguagem natural, sem exigir comandos específicos, mas usar o Voice Actions acaba sendo uma experiência mais rápida e eficiente. Em termos de desempenho, o robozinho leva o troféu.

Filmagem e edição por Michael Hession

de MnicgccI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot