X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sociedade… Por que é tão difícil?


img destaque RME

*Por Ana Fontes

Estou há quase 7 anos no mundo dos empreendedores e uma das questões que mais ouço tem relação com a dificuldade em construir e manter uma sociedade de sucesso. Eu mesma tenho experiência em uma sociedade que não funcionou.
Relações humanas são difíceis e não importa em que grau; familiares, amizades, profissionais ou passionais. Imagina uma relação com convivência diária sem amor e com dinheiro. É fácil cultivar uma relação assim? Não é fácil, e boa parte das sociedades fracassam por conta desta mistura, que em alguns momentos chegam a ser explosivas.
Mas então não é possível ter uma sociedade de sucesso? Sim, é possível, existem vários casos famosos de sociedade que funcionam muito bem.

Existe algum segredo para sociedades de sucesso ? Não acredito em fórmulas mágicas nem em segredos, mas acredito em algumas dicas.

  • Não faça sociedade somente por amizade, faça por competência, e dê preferência complementares;
  • Alinhe valores de vida com seus sócios, pessoas com mesmos valores tem mais chance de dar certo;
  • Alinhe valores éticos, o que é inegociável para você e veja se seus sócios tem os mesmos valores;
  • Estabeleçam as regras do jogo desde o início da sociedade de forma clara e transparente;
  • Não misturem questões pessoais ou familiares com a empresa, isto é um dos grandes fatores de problemas nas sociedades;
  • Estabeleça uma governança mínima , com reuniões para discutir o andamento da empresa e respeitem as opiniões divergentes;
  • Estabeleça no contrato da empresa, regras de administração com papéis e responsabilidades bem definidos;
  • Tenham um conselheiro/mentor que tenha a neutralidade necessária para ajudá-los em possíveis divergências;
  • Considere o respeito e a resiliência como palavras chave para manter uma sociedade de sucesso;
  • Foquem no objetivo comum, que é o sucesso da empresa e deixem de lado picuinhas, vaidades e questões emocionais que podem destruir um negócio promissor.

 

Ana-1-400x400Ana Fontes é Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Natheia Coworking , Virada Empreendedora e  Fórum Empreendedoras. Consultora do Projeto Itaú Mulher Empreendedora e também Professora de Ambiente Empreendedor do Programa 10 mil Mulheres da FGV e do Empreendedorismo em Ação do Insper.

O post Sociedade… Por que é tão difícil? apareceu primeiro em Startupi.

da wXFnelG

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot