X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

SOPA e PIPA ainda ameaçam liberdade na web mundial; projeto OPEN Act pode ser alternativa


fac  vegetable soupHouve reclamações na web de que algumas pessoas teriam manipulado o “swarm do SOPA” (protesto espontâneo massivo), acalmando os protestos para o governo ganhar tempo, etc. Volto ao assunto porque fui um dos primeiros no Brasil – ou poucos – a anunciar ontem que 1) a audiência para votação da lei  norte-americana de propriedade intelectual PIPA tinha sido adiada, 2) que o governo considerou remover a cláusula que trata do bloquei de DNS e 3) que alguns membros do governo (especialmente o Líder do Comitê de Reforma) estão propondo um projeto alternativo chamado OPEN Act, que vem sendo redigido colaborativamente.

Pra quem gosta de liberdade, verdade e polêmica, aqui vai um prato cheio.

Imagem do prato de sopa: mzacha (SXC)

Pelo que diversas fontes relataram – e diversas pessoas conseguiram ver – o número de manifestações foi incrível. Vários grandes sites internacionais fizeram apagão ou ao menos deram links para explicar e conscientizar as pessoas sobre a importância dessas leis. Inclusive aqui, dei os links oficiais dos comunicados, dei link para contribuir redigindo o projeto colaborativo OPEN Act, fui ligeiramente parcial a favor dos livres a abertos. Gerei enquete.

Resultado da enquete até o momento:

add Captura de tela    às

Então, se alguém desistiu de manifestar porque eu dei informação + incentivei manifestar, então me desculpem, eu realmente ainda não sei como isso pode significar que manipulei as coisas.

Acredito é que, em um único dia em que a votação estava prevista mas foi cancelada porque os votantes estão de férias, qualquer mil brasileiros a mais podem não fazer tanta diferença – e isso não é pessimismo, é realismo, o mesmo realismo que nos faz acreditar que dá pra fazer a diferença.

Ainda temos de nos ocupar com a questão!

 

O que pode fazer muita diferença é:

  • ajudar a redigir a lei alternativa OPEN Act;
  • enviar emails para os governantes;
  • parar de votar com o bolso nas empresas que apóiam – e causaram – as leis;
  • pressionar as empresas que apóiam as leis que não aprovamos;
  • ajudar as pessoas a aprenderem como se faz negócios inovadores sustentáveis (até porque tudo se trata de cuidar do desenvolvimento, não de impedir o desenvolvimento;
  • parar de reclamar de quem faz essas coisas positivas (como auxiliar no desenvolvimento alternativo).
Não é um mea culpa. É mais uma contribuição 😉
Imagem que circulou:
b      n

 

 

b iCxqLLkzY

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot