X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Supercomputador com um simples objetivo: recriar origem do universo em “alguns meses”


Afinal, de onde viemos? Para onde vamos? Será que vai ter Wi-Fi lá? Para responder às maiores questões a respeito da origem da vida do universo, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg irão utilizar um supercomputador de 1.024 núcleos, capaz de simular os 14 bilhões de anos do universo em “alguns poucos meses”.

Batizado de Odyssey, a super-máquina usará um software chamado AREPO para criar uma simulação parcial da criação do universo, do Big Bang a formação de galáxias, estrelas e planetas, individualmente. De acordo com o comunicado em que apresentam a iniciativa, os responsáveis afirmam que, caso fosse feita em computadores doméstico, o mesmo experimento poderia tomar “milhares de anos”.

Produzido pela Dell para a universidade de Harward, o supercomputador Odyssey é um pouco mais potente que o computador pessoal que foi vendido nos anos 80. Em atividade desde 2008, é equipado com 4096 núcleos com capacidade de processar até 38.2 petaflops de informações. Por conta de sua construção modular, foi possível para os pesquisadores dedicarem 25% de sua força para o experimento, que ainda não tem nada para acabar.

Para ter uma ideia do que é uma simulação da origem do universo, veja o vídeo abaixo. Nos próximos meses, missão do AREPO e Odyssey será detalhar ainda mais esses dados, aumentando sua resolução e precisão dos dados.

(Vídeo do YouTube)

Com informações: Engadget

Supercomputador com um simples objetivo: recriar origem do universo em “alguns meses”

acfqERiyFPA

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot