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SXSW 2013 – Resumo do 4o Dia.


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E chegamos ao penúltimo dia do SXSW… tá acabando a farra.

Hoje o dia foi do marketing B2B, histórias empreendedoras e abertura da EXPO onde startups do mundo inteiro vem mostrar suas grandes idéias.

O dia começou com uma palestra show de bola sobre a história de uma das empresas mais legais do planeta da tecnologia, a Dropbox, tema da palestra “Como crescer uma empresa social em uma mundo social” .

Alguns insights…

1o – Qual é a mágica que a sua empresa faz pelos seus clientes???

Mágica… não diferencial.

Mágica… não produtos.

Mágica… não serviços.

Realmente, mágica.

A mágica da Dropbox é permitir que todos os seres humanos desse planeta possam ter acesso a todos os seus arquivos de qualquer lugar que estiverem usando o seu gadget preferido.

Para quem não sabe, o Dropbox é um serviço incrível onde você pode armazenar todos os seus arquivos e acessá-los de todos os lugares. Eu pessoalmente uso o Box.Net, concorrente direto do DropBox, mas os caras são igualmente show de bola. Eu NUNCA comprei ou usei um pen drive ou queimei um cd na minha vida para transportar arquivos. Eu uso a web para acessar os meus arquivos faz mais de 10 anos usando serviços tipo Box.Net ou DropBox. Um insight legal que eu gostei da palestra dos caras foi a resposta que deram para o fato de não oferecerem serviço de bacakup para os usuários. Teoricamente tem tudo a ver. Mas para eles não. É preciso MUITA CORAGEM para ter FOCO:

“Nós não estamos no mercado de armazenamento de dados. Para aqueles que precisam armazenar grandes volumes de dados, eu recomendo usar a Amazon, inclusive nós usamos. O DropBox está no negócio de “notebook a prova de água”, ou seja, o nosso negócio é oferecer uma maneira incrível para as pessoas acessarem e compartilharem e colaborarem seus arquivos de qualquer lugar, e não oferecer toneladas de gigabytes para as pessoas armazenarem de tudo sem um propósito específico.”

SHOW DE BOLA!

Parece besteira, mas é incrivelmente difícil para a grande maioria das pessoas e empresas conseguir definir exatamente qual problema específico você resolve para as pessoas.

A grande maioria tem respostas genéricas e superficiais para os problemas que resolvem. Todo mundo vende soluções, mas ninguém sabe exatamente qual problema resolve.

E mais…

2o – Você tem que conhecer os seus clientes em um nível profundo.
O normal do marketing é sempre caçar novos clientes, e investir ZERO no relacionamento com os atuais clientes.

Tente, mas tente, mudar isso na sua empresa. Invista pelo menos 30% da grana de marketing nos clientes atuais.

3o – Conheça os seus limites, que eles também chamam de “Growth Hacking”, onde ao invés de investir no desenvolvimento de grandes inovações blá blá blá, eles focam em aperfeiçoar os pequenos detalhes do produto.

Os caras fazem todo tipo de coisa para testar o que funciona melhor. Por exemplo, a inclusão de uma simples palavra no campo de assunto do email que eles enviavam para capturar novos clientes trouxe um crescimento de mais de 700 mil novos usuários no ano.

É aquela coisa, na grande maioria das pequenas e médias empresas o discurso de marketing e vendas das empresas fica fixo e inalterado por muitos anos, inclusive a própria empresa acredita que ao invés de inovar na comunicação e tentar novas coisas, os caras perdem tempo criando o famoso “manual da marca e procedimentos de comunicação” para que justamente eles possam manter o discurso por muito tempo.

A pergunta que vale 1 milhão de dólares é: “O que nós queremos que os clientes façam, e como encorajá-los a fazer o que nós queremos que eles façam?

Algumas insights sobre como eles viralizaram a marca…

1. Se você indicar o seu cliente, e ele entrar no Dropbox, você ganha mais espaço no seu Dropbox, e o cliente indicado também.

2. A partir da investigação sobre como o cliente usava o Dropbox, eles descobriram que a galera usa para compartilhar fotos com a família ou colaborar na edição de um arquivo Office.

A partir daí eles criaram o “link direto ao arquivo” e o “compartilhe o diretório” que permitiu ao Dropbox crescer para cima dos amigos dos clientes.

3. A partir da descoberta de que os usuários usam o Dropbox para compartilhar fotos, eles focaram os seus esforços para responder a seguinte pergunta “O que temos que fazer para ajudar os clientes a subir e compartilhar fotos de maneira bem fácil?”.

Os caras então entraram em contato com a Samsung e HTC para criar parceiras com os caras para amarrar os smartphones com a possibilidade dos usuários subirem as fotos para a cloud do dropbox. Hoje o Dropbox tem parceria virtual com todos os grandes nomes da tecnologia.

Um fato interessante… Desde o começo da empresa existe uma filosofia dos fundadores do Dropbox de não focar em monetizacão. A filosofia da empresa para transformar usuários grátis em pagantes é educando os caras sobre como usar o produto para cada vez mais precisar do produto.

Fala-se muito que 2013 é o ano do hardware.

Uma das principais palestras do evento foi o fundador da MakerBot, a famosa impressora 3D dos EUA onde ele lançou o MakerBot Replicator.

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Outro produto show de bola que foi lançado agora no SXSW é o Leap Motion.

O Leap Motion é uma espécie de Kinect 5.0. O bicho tem uma incrível precisão. Muito superior ao Kinect que existe hoje. Eu mexi no produto, é incrível. Já está a venda por 70 dólares no site da LeapMotion.

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Outro produto fantástico que combina hardware com software é o Higi.

O Higi é um app com estações físicas que faz uma análise geral da sua saúde, do seu estilo de vida e responde o que você tem que fazer para levar uma vida melhor. Os caras já instalaram milhares de máquinas Higi por todos os Estados Unidos. É simplesmente MATADOR!

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E outros insights de outras palestras e conversas…

E a buzzword “Big Data” vai dando lugar a um nova buzzword “New Knowledge Ecosystems” COOL! É muito mais humano.

Social não é mais uma tendência. Tudo deve ser social, incluindo o trabalho dentro das empresas.

Autoridade: “É o desejo básico do ser humano para não ter que escutar os idiotas”

Bye Bye Gutemberg! Para abrir a sua mente… A impressão das coisas assume que o conhecimento está estabelecido. A internet alavanca a incerteza a e agitação que deve existir em torno do conhecimento e da busca da sabedoria. QUEBRA TUDO!!!

Credibilidade é MUITO MAIS IMPORTANTE que autoridade. Você concorda? Talvez você concorde, mas na prática você pratica isso mesmo? Você toma decisões na sua empresa e na sua vida baseadas na CREDIBILIDADE das pessoas ou na sua autoridade??? Autoridade significa: escola que estudou, cargo que possui, empresa em que trabalha, carro que dirige, nomes dos pais, amigos que ele tem, anos de experiência, livros que ele lê, bairro em que mora etc etc etc. AUTORIDADE é sobre o que um cara fez, CREDIBILIDADE é sobre como uma pessoa questiona TUDO que lhe é apresentado, e como essa pessoa vai resolver o problema o que vem por ai.

Nós estamos usando ferramentas online para criar conexões offline. Nós não queremos mais ter coisas, nós queremos experimentar coisas.

Agora a conversa é puro Marketing B2B.

Tipo… B2B tem muito mais potencial com redes sociais do que B2C. Mas… infelizmente, a galera do B2B só sabe fazer BORING MARKETING. Eu sempre digo que B2B não significa Business-to-Business, B2B significa Boring-To-Boring. Por alguma razão que se desconhece, a galera de negócios pensa que o marketing de uma empresa que vende para outra empresa tem que ser chato prá caramba.

Jamie Grenney, Vice-Presidente de Marketing Social da Salesforce: “A primeira ferramenta de marketing B2B que uma empresa deveria usar é vídeo. Faça vídeos curtos que respondem perguntas específicas dos seus clientes.”

Um vídeo que recebe 160 visualizações em um dia é o equivalente ao trabalho de um bom vendedor. A sua mensagem fica no ar o tempo todo enquanto o vendedor vai para casa dormir.

Um insight sobre vídeos B2B… Não espere até o final do vídeo para promover um Call-to-Action. Promova o Call-To-Action em diferentes lugares ao longo do vídeo.

Escutar os clientes da empresa é maluquice. Foco nos influenciadores.

O ponto é: quando o cliente está fazendo pesquisas sobre quais produtos ou serviços comprar, onde ele pode encontrar perguntas e respostas no seu web site? Marketing B2B é marketing de relacionamento. Os marketeiros B2B deveriam ser os caras mais sociáveis do planeta. Infelizmente não são.

Marketeiros B2B: Não se pergunte, “Qual é a minha estratégia de redes socials?”, mas “Quais são os nossos objetivos de negócios?”.

PARE de usar os desatualizados press releases e folhetos de marketing de produtos. Demonstre thought leadership now canais socials. É isso ai!

Os funcionários são muito importantes para o cliente se engajar com a marca da empresa. Marketing deve incentivar os funcionários a compartilhar o seu trabalho nas plataformas sociais.

A discussão agora é o que fazer com o “bullying da marca”? Eu me refiro aos trolls que vivem de detonar pessoas e marcas pela internet. O cara deveria excluir um cara que fica falando mal da empresa em sua página no facebook, twitter, blog ou etc? SIM!!! A empresa deve colocar o bicho em quarentena por um tempo, e banir se o cara pisar na bola novamente. Eu concordo!

É importante responder a absolutamente TODOS os comentários que são feitos dentro da comunidade da sua empresa, seja Facebook, Twitter, Blog etc. Não faça como os “grandes” cases de marketing do Brasil segundo os publicitários-bananas desse país que acham a porcaria da fã page do Guaraná Antartica o estado-da-arte em marketing digital. Você precisa colocar alguém para interagir com as pessoas. Marketing é diálogo e não monólogo!

Os comentários negativos querem atenção, ignorá-los é chamar ainda mais atenção para eles.

As pessoas estão nas redes sociais para compartilhar os seus pensamentos, não é o papel de uma marca censurar as pessoas. Opiniões contrárias devem ser estimuladas. As redes sociais são lugares para as pessoas compartilharem crenças que nem sempre estão alinhadas com as crenças da empresa. A internet oferece liberdade de expressão e as marcas devem abraçar isso.

A Pinterest bomba nos EUA. Infelizmente no Brasil ainda não tem volume de jogo. Aqui nos EUA a galera usa a Pinterest como ferramenta para ouvir os clientes e aprender como a galera está usando os produtos. Por exemplo, se você faz cupcakes, via Pinterest você descobre centenas de imagens de cupcakes feitos pelas pessoas. Se você trabalha com móveis e decoração, você pode visualizar milhares de produtos já resenhados pelas pessoas e decidir o que vai comprar baseado nesses feedbacks.

As redes sociais são a nova central de atendimento ao cliente. O Twitter é o novo telefone!

O número de fãs não interessa se você não conversa com eles. O que se vê por é o cara de marketing muito mais preocupado em aumentar o seu número de seguidores do que conversar com os clientes um a um.

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Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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