X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

SxSW 2015: Em busca da imortalidade


cef martune

Vi duas palestras incríveis hoje – a primeira do Hugh Herr, um biocientista do MIT Lab. A história de Hugh é daquelas dignas de filme: um jovem promissor que adorava escalar montanhas fica preso numa avalanche e tem suas duas pernas amputadas por ter passado 2 dias a -20 graus Celsius.

Os médicos são categóricos: ele nunca mais escalará.

E aí, o que ele faz? Chora? Fica deprimido? Não. Ele vira um biocientista, e produz, entre outras coisas, uma nova geração de próteses incríveis – que o permitem escalar (e ainda faz uns pares especiais, pra ganhar dos “humanos normais”).

A segunda história incrível é de Martine Rothblatt (que nasceu Martin). Filho de imigrantes judeus, de infância modesta, estudou direito por um ano. Não gostou e foi mochilar pela Europa e África. Passou muito perrengue. E vocês acham que ele chorou? Deprimiu? Nah. Conheceu sua primeira mulher, teve um filho e uma epifania, e voltou pra Califórnia pra estudar.

cce martine

Anos depois, casado pela segunda vez, teve mais filhos, fundou a Sirius Sattelite Company, ficou milionário e… mudou de sexo. Martine é hoje a CEO mais bem paga (entre as mulheres) dos EUA.

Logo depois, a filha dela foi diagnosticada com uma doença grave de pulmão. Ela não pensou duas vezes – fundou uma empresa de biotecnologia e foi atrás do remédio (e como a mulher é um gênio, a filha hoje toma os remédios que ela desenvolveu e trabalha na empresa da mãe).

Muito bem: além da óbvia moral da história do “chega de mimimi” (que eu também ouvi do @garyvee aqui), as duas palestras arrancaram a gente do chão porque nos apresentaram conceitos absolutamente novos:

1. Herr disse que o nosso conceito de identidade vai mudar – porque não estaremos mais limitados ao nosso corpo físico. Daqui a alguns anos, você vai ter meia dúzia de portas USB no corpo e poderá se aumentar e modificar da forma que achar melhor.

2. Martine concorda. Diz que seremos imortais se assim quisermos e que nossa identidade transcenderá o nosso corpo graças aos mind-clones – espelhos dos humanos no mundo virtual que captarão nossa personalidade, maneirismos, hábitos, sentimentos, atitudes e opiniões. Ela fez um deles para a mulher – o Bina48.

O melhor é que segundo os dois, este tempo não demora pra chegar. Quando a gente vir, já foi. Se isso for verdade, já pararam pra pensar nos impactos – éticos, religiosos (Martine fundou uma religião, aliás!), psicológicos?

Minha cabeça (e de todo o meu feed do Twitter) deu nó de tanta curiosidade. Aliás, falando em nó mental, ela diz que a cyber-psicologia é uma profissão de futuro… 😉

cce b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

cce brainstorm d qjIDKrITs

cce DjaGsPClXds

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot