X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Tech Sampa: setor público conseguirá acompanhar dinamismo do mercado de startups?


tech_sampa

Artigo por Brian Requarth*

No último dia 30, a Prefeitura de São Paulo divulgou o decreto de aprovação do projeto Tech Sampa – que pudemos acompanhar aqui pelo Startupi. Esta é uma iniciativa interessante para fomentar o desenvolvimento de um cenário de empreendedorismo digital na cidade. Talvez até atrasada, se pensarmos em fatores como oportunidades de negócios, volume de potenciais clientes e proximidade às principais universidades do País, que beneficiam São Paulo em relação a outras cidades brasileiras que já possuem políticas semelhantes.

Eu me pergunto, entretanto, se este é o papel que a prefeitura deve cumprir no incentivo ao empreendedorismo. Concordo que ainda temos no Brasil uma carência de investimentos para o setor e que o governo está tentando supri-la de alguma forma.

Cada vez menos, porém, acredito que recursos externos sejam o ponto fundamental para o crescimento de uma empresa de internet nos dias de hoje, ainda mais oriundos da iniciativa pública. Hoje os investimentos para se iniciar uma empresa – principalmente de internet – foram muito reduzidos, pela diminuição, por exemplo, dos custos de manutenção de servidores (graças ao armazenamento em nuvem) e pela possibilidade de terceirizar mão de obra (com crowdsourcing e freelancers).

Mas meu maior questionamento é se o setor público será capaz de acompanhar o dinamismo do nosso mercado, em que produtos e serviços mudam rapidamente e há uma necessidade de adaptabilidade muito grande. É muito difícil, mesmo para quem já está envolvido no setor, identificar quais são as ideias mais promissoras e os produtos e serviços que conseguirão se consolidar no mercado. Não acredito que em curto prazo o setor público seja capaz de entender as especificidades do meio e as melhores oportunidades para os projetos que irá financiar.

Apoiar novas startups é muito mais papel do setor privado, inclusive pela possibilidade de contribuição que esses investidores podem proporcionar aos novos empreendedores. O mesmo vale para quem recebe o investimento: contar com a experiência de quem já empreendeu no setor privado e a flexibilidade desses investidores são fundamentais para dar espaço a inovação. Uma pena que o setor privado – logo ele – não assuma esses riscos.

Não se pode, entretanto, fechar os olhos e negar que vão sair bons projetos e empresas de sucesso a partir do Tech Sampa. Que seja, então, mais uma ferramenta para fortalecer a rede de empreendedorismo que já existe em São Paulo e no Brasil – e que, de certa forma, desperte a atenção do setor privado para o papel que não está cumprindo.

Artigo por Brian Requarth, fundador e CEO do VivaReal.

O post Tech Sampa: setor público conseguirá acompanhar dinamismo do mercado de startups? apareceu primeiro em Startupi.com.br.

afb RBjBYDcbbo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot