X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

The Mine Kafon: Um desativador de minas terrestres movido pelo vento


De acordo com estatísticas das Nações Unidas, cerca de 110 milhões de minas terrestres estão espalhadas por mais de 70 países, instaladas desde a década de 1960. Com isso, causam a morte de 15.000 a 20.000 pessoas todos os anos. Vítimas civis, não soldados.

Se a produção dessas minas é barata – em torno de 3 dólares cada – encontrar e retirar do solo pode custar até 50 vezes mais. Sem contar as vidas em risco. Ainda de acordo com as Nações Unidas, um especialistas em minas é morto e outros dois são feridos para cada 5 mil retiradas.

O Afeganistão é um dos países mais afetados, com cerca de 10 milhões de minas que contaminam 320 km quadrados de terra.

ccae mine

O designer afegão Massoud Hassani cresceu no norte de Kabul, e conhece bem essa realidade. Um local que antes servia de playground para crianças, se tornou uma perigosa zona militar atulhada de minas terrestres. É por isso que Hassani criou uma simples e inteligente solução para limpar o terreno dessas armas mortais.

Se ganhar o prêmio de 100 mil dólares do Vimeo, serão produzidas 2000 unidades e a possibilidade de remoção de 6000 minas

Desde o início do ano, o seu projeto, chamado “The Mine Kafon”, tem recebido destaque da mídia pela engenhosidade com que resolve o problema. Usando uma estrutura com bambus e borracha de desentupidores na ponta, sua invenção se move aleatoriamente pelo deserto com a força do vento, detonando as minas no solo.

Como apenas algumas “pernas” se perdem a cada explosão, o Mine Kafon continua rodando, uma única unidade pode destruir de quatro a cinco minas. Da maneira tradicional, o preço médio para remover uma única mina é de 1200 dólares, já o “gadget” de Hassani custa não mais que 50 dólares cada.

ccae mine

baa focus

Agora, através de uma competição do Vimeo em parceria com a GE, intitulada Focus Forward, qualquer um pode colaborar com o desenvolvimento do projeto. Um curta-documentário sobre Massoud Hassani e sua invenção está concorrendo ao grande prêmio de 100 mil dólares, uma quantia que poderá financiar 2000 Mine Kafon’s e a possibilidade de remoção de 6000 minas.

Para ajudar, bastar votar no vídeo clicando em “Vote”, na lateral superior direita diretamente no player do Vimeo. Ainda não vi os outros filmes competidores, mas mesmo assim o Mine Kafon já levou meu voto.

São 30 semifinalistas de 3 minutos cada e, além do dinheiro, os premiados serão exibidos no Sundance Festival em 2013.

Posts relacionados:

Populares

Topo