X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Transistores de nanotubos de carbono que salvarão a Lei de Moore estarão disponíveis em 2020


Nosso mundo de eletrônicos incrivelmente pequenos pode ficar ainda menor. Após uma década de pesquisa, a IBM diz que vai levar transistores de nanotubos de carbono ao mercado em 2020. A empresa agora prepara a tecnologia para suceder os transistores de silício, e isso abre portas bastante empolgantes para o futuro.

Atualmente, o menor transistor de silício da Intel mede 14 nanômetros. Ele já é bem pequeno. Não é, no entanto, pequeno o bastante para a inovação manter a Lei de Moore que diz que o número de transistores que cabem em um circuito deve dobrar a cada dois anos (algo assim). A Lei de Moore é como a IBM atrela a comercialização de transistores de nanotubos de carbono para 2020, quando a empresa diz que chips feitos de nanotubos com cinco nanômetros estarão disponíveis. “É até aí que o dimensionamento de silício funciona, e depois disso não haverá mais”, explica Wilfried Haensch, chefe do programa de nanotubos de carbono da IBM.

Mas não é questão de tamanho, apenas. Chips feitos de nanobutos de carbono são até três vezes mais rápidos do que os de silício e ainda usam um terço da energia. A tecnologia já é real. A IBM está construindo transistores de nanotubos de carbono há alguns anos, mas assim que eles chegarem ao mercado convencional, será empolgante ver que tipo de inovação a tecnologia proporcionará. Enquanto isso, já sabemos que é possível criar um computador inteiro usando só nanotubos de carbono, então esse futuro não está muito distante. [MIT Tech Review]

O post Transistores de nanotubos de carbono que salvarão a Lei de Moore estarão disponíveis em 2020 apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fbc mEnXpfhp

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot