X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um aplicativo no Oscar


Imagem do aplicativo para uso no iPad

Imagem do aplicativo para uso no iPad

Quando o prêmio de melhor Curta-Metragem de Animação foi anunciado, na noite de domingo, pouca gente prestou atenção: o que todo mundo queria era saber se “O Artista” seria ou não o grande vencedor da noite ou se Meryl Streep iria ganhar seu milionésimo Oscar. Nem mesmo os comentaristas se deram conta de que, ao conceder o prêmio ao curta “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”, a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood estava fazendo história. Pela primeira vez, um dos premiados na cerimônia mais importante do cinema era um produto multiplataforma. Explica-se: “The Fantastic Flying Books…” é uma encantadora animação para crianças – mas é também um sofisticado aplicativo para iPad.

A história do amante de livros que vê sua vida virar de ponta cabeça quando um tornado atinge sua cidade é uma criação de William Joyce, ilustrador e animador que já trabalhou para Pixar, Dreamworks e Disney. Há dois anos, ele se juntou a Brandon Oldenburg para criar a Moonbot Studios, uma startup de Shreveport, Lousiana (EUA). Com pouco dinheiro para investir em tecnologia, a dupla decidiu que seu primeiro produto seria um curta. Inspirado no furacão Katrina, e na sua paixão por livros, Joyce criou uma fábula que mistura “O Mágico de Oz” com “A Vida em Preto e Branco”. É possível assistir ao curta em sites de compartilhamento como YouTube.

Pouco depois do lançamento do filme, eles finamente juntaram fundos suficientes para investir em seu projeto mais ambicioso: transformar “Fantastic Flying Books…” em um aplicativo para iPad. No tablet, a história funciona como um livro interativo, em que cada página possui uma interface diferente – é possível, por exemplo, fazer as casas virarem durante o tornado ou interagir com a música tocada durante a aventura. Até agora, o aplicativo vendeu 55 mil cópias na iTunes App Store.

O mais irônico dessa história? Joyce e Oldenburg usaram a plataforma digital mais cultuada dos últimos tempos para contar uma história que é, essencialmente, uma homenagem ao passado. Nesse sentido, “The Fantastic Flying Books…” talvez seja a produção que mais se assemelha ao filme do ano, “O Artista”. Nas duas obras, a tecnologia existe apenas para nos lembrar o quanto a arte pode ser apaixonante – seja a arte da literatura ou a do cinema.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot