X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um app promete revelar se houver fraude nas eleições deste ano


Desde 1996, a urna eletrônica é usada em votações. Ela evoluiu bastante desde então, mas sempre esteve cercada por mistérios de segurança. O Tribunal Superior Eleitoral não ajuda: eles não farão um teste público antes das eleições deste ano. O que fazer? Usar um app para fiscalizar o resultado das eleições.

Esta é a ideia de Diego Aranha, professor de ciência da computação na Unicamp. E ele já arrecadou mais de R$ 30.000 para tirá-la do papel.

SAIBA MAIS – A história e os mistérios de segurança que rondam a urna eletrônica brasileira

Funciona assim: no final da votação, sempre é impresso um Boletim de Urna (BU) com a soma de todos os votos que a seção eleitoral recebeu. Ele é afixado em lugar público – geralmente na porta da seção eleitoral – e inclui apenas a soma de votos que cada candidato recebeu, sem expor os votantes.

O app Você Fiscal, a ser criado por Diego, permitirá tirar uma foto do BU e enviá-la para os servidores dele. A foto será analisada e os números permitirão calcular, por amostragem, qual deve ser o real resultado da votação. Isso é então comparado com os números do TSE, para notar divergências.

Diego diz que o app não exigirá login nem cadastro; as fotos serão publicadas de forma anônima, sem informar quem a enviou.

Vale notar que o app não pede que você tire foto da urna eletrônica: isso seria quebra do sigilo de voto; além disso, é proibido entrar com celulares ou câmeras dentro dos locais da votação. Em vez disso, o Você Fiscal quer que você tire uma foto do BU após o término das votações, e em local público (onde ficará o BU).

O Você Fiscal promete detectar se uma urna for trocada ou adulterada após o fim da votação. Isso é importante: em 2012, um hacker disse que teve acesso ilegal à intranet da Justiça Eleitoral no RJ, e modificou resultados de eleições municipais sem interferir nas urnas – com o app, talvez fosse possível detectar isso.

No entanto, se a urna já estiver com problemas antes das 17h – e portanto imprimir um BU incorreto – não haverá como saber.

ccebe uRuzx ZQs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot