X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um erro brilhante


Shutterstock

Ninguém gosta de errar. Diante do fracasso, a primeira reação é sempre a mesma. Raiva. Decepção. Frustração. E, sobretudo, a infinita cobrança: como eu deixei isso acontecer? Algumas pessoas, porém, lidam melhor com o erro do que outras. Para elas, o erro nada mais é do que uma consequência de estar vivo. Quer dizer, se você levantou da cama hoje e saiu para a rua, pode ter certeza de que, cedo ou tarde, cometerá algum erro. Se decidiu abrir uma empresa, então, pode ter certeza de que cometerá MUITOS erros. E não há nada demais nisso.

O erro em si não tem importância: o que importa é o que você faz a partir dele. Quem diz isso é Paul J. H. Shoemaker, professor da Wharton School e autor do livro Brilliant Mistakes (Erros Brilhantes, ainda não lançado no Brasil). Segundo ele, a maioria das pessoas, diante de um fracasso, se concentra apenas nos custos: não consegui o cliente, perdi um fornecedor, não convenci o investidor etc. O que elas não percebem é que os benefícios podem ser bem maiores do que as perdas.

“Talvez o resultado ruim seja apenas uma maneira de o universo te dizer que você não avaliou bem a situação, e não escolheu o melhor caminho possível”, diz o autor. Segundo ele, esse é o momento ideal para quebrar antigos padrões e tentar enxergar a situação sob diferentes pontos de vista, imaginando outras opções de conduta. Talvez seja necessário mudar o estilo de negociação ou talvez aquele cliente não fizesse mesmo parte do seu público-alvo. E quem sabe você está procurando aportes no lugar errado? Essa análise é o que vai transformar o erro em acerto. Quando tiver que enfrentar uma nova situação do mesmo tipo, estará muito mais bem preparado para lidar com o problema – e, quem sabe, pode até ser bem-sucedido.

Claro, é mais fácil falar do que fazer. Como ignorar a intensa frustração e seguir em frente, como se nada demais tivesse acontecido? Bom, é essa a questão: nada demais aconteceu. Na minha experiência, as pessoas costumam transformar erros (pequenos ou grandes, tanto faz) em pequenas tragédias, fatos chocantes e totalmente extraordinários, que jamais poderiam ter ocorrido. O que elas esquecem é que erros não são extraordinários, e muito menos surpreendentes. Erros acontecem todos os dias. Então, aproveite para tirar o máximo proveito deles. Sua empresa agradece.

P.S. A Wharton School está realizando um concurso para descobrir quais foram os erros mais brilhantes de empreendedores em todo o planeta. Mais informações aqui.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot