X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um nariz virtual pode diminuir enjoos causados por realidade virtual


Os óculos de realidade virtual nem chegaram ao mercado, mas já sabemos que eles podem causar enjoos e não são poucas as pessoas que podem “pedir para descer” — eu mesmo mal consigo assistir a um filme 3D sem passar mal, imagina com um VR, então.

O enjoo acontece porque parte do cérebro acredita que o corpo está em movimento, quando na verdade não está. Na realidade virtual o cérebro antecipa um movimento que o corpo não vai fazer. Um princípio parecido ocorre em carros: quem passa mal é o passageiro, dificilmente o motorista, já que o movimento pode ser antecipado por quem dirige, mas geralmente o passageiro não consegue fazer o mesmo, já que está em posição passiva. Quando um movimento não é antecipado pelo sistema de percepção do corpo, o enjoo pode acontecer.

Mas um estudo da Faculdade de Tecnologia de Purdue, em Indiana, EUA, mostra que existem maneiras de diminuir parte desse enjoo. A pesquisa liderada por David Whittinghill, professor assistente da faculdade e diretor do Laboratório de Jogos e Inovação, tenta criar um modelo que permita aos desenvolvedores prever o nível de enjoo que um VR poderá causar. Evidências obtidas com esse estudo mostram que o enjoo diminui quando existem objetos fixos na simulação, como a cabine de um avião ou o console de um carro de corrida, por exemplo, pois eles servem como um alerta para o cérebro. “Mas você não pode colocar uma cabine de avião em toda simulação de realidade virtual”, disse ao Engadget.

Como uma alternativa para a cabine, Bradley Ziegler, um dos estudantes da equipe, sugeriu que um nariz virtual fosse inserido nas simulações. Eles reescreveram o códigos de algumas demonstração do Oculus, como o Tuscany Demo e o RiftCoaster, e inseriram o nariz virtual exatamente onde o nariz do usuário é posicionado. Um teste com 40 usuários reduziu o enjoo em 13,5%. E o mais engraçado: muitos dos que testaram o produto não chegaram a perceber que um nariz foi inserido no VR. Os pesquisadores precisaram mostrar a dela a uma cerca distância para que eles pudessem perceber o nariz virtual.

Os testes foram feitos com o DK1, o primeiro modelo do Oculus que causa muito mais enjoo que o sucessor, o DK2. O estudo foi apresentado mês passado na GDC e a equipe pretende seguir fazendo testes em outros modelos de VR.

O nariz virtual ainda está em fase inicial, mas não deixa de ser uma solução barata e fácil e eu é que não vou ser contra um narigão digital se ele significar que posso usar a realidade virtual passar mal. [Engadget, Phys]

O post Um nariz virtual pode diminuir enjoos causados por realidade virtual apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

cbfcc KvcqAiwD

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot