X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um software simples faz a bateria do seu smartphone carregar em questão de minutos


Os smartphones são conhecidos por terem baterias que duram pouco, e pior: elas podem levar horas para chegar aos 100%. Mas um software simples pode ajudar a carregá-las em minutos, e sem exigir novo hardware.

Segundo a Technology Review, uma startup americana chamada Qnovo está desenvolvendo um software que, durante o carregamento do celular, monitora constantemente o fluxo de energia que entra na bateria – e ajusta esse fluxo para carregá-la mais rápido.

>>> uBeam carrega a bateria do seu smartphone à distância usando ultrassom

Isso pode até mesmo ajudar a prolongar a vida útil da bateria. Funciona assim:

Quando um celular equipado com a tecnologia da Qnovo é conectado a um adaptador, o software envia um pulso para a bateria. A resposta de tensão que vier da bateria oferece informações sobre o status dela, tais como a sua temperatura atual e como ela foi carregada no passado. Isso permite à Qnovo determinar a quantidade de energia que pode ser fornecida pelo adaptador, e significa que a bateria pode ser carregada o mais rápido possível, minimizando sua degradação.

O resultado? Após quinze minutos de carga, a bateria dura por até 3h de ligações com o software da Qnovo; normalmente, ela duraria por apenas 1h30min de conversa. No teste abaixo, com um Nexus 5, a bateria carrega duas vezes mais rápido que o normal:

Normalmente, aumentar a quantidade de energia fornecida à bateria pode causar danos, mas a tecnologia da Qnovo aumenta a tensão na medida do razoável, e continua checando a bateria para maximizar a sua carga.

E a melhor parte é que tudo isso depende do software QNS, que roda no Android (com processador Qualcomm Snapdragon) e no Windows. A Qnovo não o oferece para download, mas afirma que sua tecnologia irá aparecer em alguns smartphones já no ano que vem, sem dizer quais fabricantes estão interessadas.

A empresa também desenvolveu um chip dedicado, que monitora a bateria e permite carregá-la ainda mais rápido que seu software – oferecendo 6h de ligações após quinze minutos de carga. No entanto, ele precisa ser embutido no smartphone.

Esta não é a primeira tecnologia para carregar a bateria o mais rápido possível: temos a Quick Charge 2.0 da Qualcomm, por exemplo. Em testes, ele faz baterias chegarem a 60% em meia hora, contra 12% por métodos convencionais. A tecnologia está presente em dispositivos como o Sony Xperia Z2 e o HTC One (M8).

Mas ter algo semelhante sem precisar de hardware novo? Dado que as baterias evoluem a um ritmo mais lento que a demanda dos smartphones por energia, mal podemos esperar por isso. [Technology Review]

Imagem por Shutterstock/Gizmodo

O post Um software simples faz a bateria do seu smartphone carregar em questão de minutos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eccebe DclGYEEw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot