X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um teste baratinho pode identificar todo vírus que já infectou você


O seu sistema imunológico faz um registro toda vez que um vírus ataca seu corpo e deixa você doente. Isso permite a ele reconhecer e se livrar rapidamente de qualquer tentativa posterior de invasão do mesmo vírus. Agora, cientistas criaram um teste sanguíneo de apenas US$ 25 que imprime uma lista com todos os vírus que já atingiram seu corpo — uma maneira barata e fácil de saber quais já deixaram você doente.

Para entender como funciona o teste, chamado VirScan, você precisa entender um pouco melhor a imunidade humana.

O nosso sistema imunológico responde a infecções virais criando anticorpos: proteínas que se mesclam com as proteínas do vírus, inutilizando-as. Pequenas porções destes anticorpos continuam a circular pelo seu sangue mesmo depois de você ter se recuperado da doença. Eles ficam à espreita, prontos para combater o mesmo vírus caso ele tente atacar novamente.

Inclusive, testes de vírus já existentes — como o de HIV ou hepatite C — buscam por estes anticorpos. O que torna o VirScan diferente dos outros é que ele pode buscar, de uma única vez, basicamente todo vírus que já afetou um humano. São 1.000 cepas de 206 espécies.

A equipe responsável pelo VirScan precisou fazer uma engenhosa bioengenharia para que ele funcionasse. Primeiro, eles usaram sequências de DNA de diversos vírus (obtidas a partir de um banco de dados viral), e as colocaram no genoma de bacteriófagos – uma classe especial de vírus que infectam apenas bactérias.

Esses híbridos criados em laboratório tinham proteínas de vírus totalmente diferentes – digamos, do vírus da gripe – na superfície deles. Quando uma amostra de sangue era misturada a eles, qualquer anticorpo no sangue – o anticorpo contra a gripe, por exemplo – grudava na proteína do vírus correspondente.

Depois, o último passo é simplesmente sequenciar estes bacteriófagos para ver quais anticorpos grudaram nele – e assim ler o histórico viral de uma pessoa.

Nas 569 pessoas já testadas pela equipe do VirScan, havia anticorpos para 10 tipos diferentes de vírus, em média. Caso seja aperfeiçoado para uso rotineiro, o VirScan poderá ser usado para buscar fatores comuns em doenças misteriosas, como a síndrome da fadiga crônica. [Science via New Scientist]

Foto de capa: Wellcome Images/Flickr

O post Um teste baratinho pode identificar todo vírus que já infectou você apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

a BJeztoGnuJk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot