X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Vem aí um novo fundo de investimentos para empresas emergentes


cde DSCConversei com o prof. Dr. Leandro de Lemos, da PUCRS e considero que foi de extremo valor agregado para entender as relações do panorama econômico com a tecnologia, o emprendedor, a inovação aberta, o investimento de risco, o desenvolvimento local. Além disso, saí com uma notícia sobre um novo fundo que logo deve entrar em operação (portanto, saibam do que se trata, mas aguardem detalhes).

Economista que se diz “meio bastardo” por não olhar só para o ambiente macro, mas para empresas e articulação setorial, Leandro está iniciando o Escritório de Desenvolvimento e Gestão Empresarial (Edge) dentro do parque científico e tecnológico TecnoPuc.

Neste vídeo – que agora recomendo como fundamental para leitores do Startupi -, Leandro explica quanto da macroeconomia tem a ver com a microeconomia (as coisas do cotidiano), por que investimentos em startups são a melhor estratégia para o Brasil e como a inflação é uma miopia prejudicial que só reforça nossa “desqualificação tecnológica” e “regressão industrial”.

Há 22 anos como professor na PUC gaúcha, Leandro foi responsável pela reformulação do curso de Economia, quando foi coordenador do departamento criou o pioneiro Laboratório de Mercado de Capitais (LabMec). O objetivo era tornar o plano pedagógico mais prático para que o número de matrículas parasse de cair.  Uma série de empresas, que antes patrocinaram cursos de curta duração, ou mesmo a construção do parque tecnológico TecnoPuc, voltados diretamente ao mercado.

A criação do novo fundo é o passo que faltava para o alinhamento de processos que realmente gerem novos negócios – não apenas Pesquisa & Desenvolvimento. Entretanto, não se enganem:  o sucesso dessa verdadeira nova cultura necessária depende do balanço de vários agentes e fatores dinâmicos que se imbricam e não podem ser isolados para medição de variáveis simples.

Assista e reassista! (23min 36s)

Entendi que minhas leituras desgarradas e entendimentos fora da academia, por vezes explicitados em palestras e matérias, não são pura maluquice. Ao professor, muito obrigado pela riquíssima participação! À Silvia Valadares, da Microsoft, muito obrigado pela viagem e estadia. À minha ex-colega de curso de Jornalismo, Liana Rigon, obrigado por assessorar a realização de tantas entrevistas muito interessantes.

cde SWudwtqtw

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot