Como a questão “geracional” é abordada nos EUA? / Quais são as diferenças em relação ao Brasil? A chegada da Geração Y é uma ótima desculpa para fazer perguntas.

O Brasil possui uma grande quantidade de jovens em termos de risco. Os termos usados na mídia para discutir os jovens são sempre negativos: Drogas, álcool, desemprego, crime, etc.
A sociedade brasileira tem uma tendência natural de se concentrar na experiência de novidade. Esta atitude se reflete no mundo corporativo, onde as tendências e a curva de salário são altamente correlacionadas com a idade.
Em contraste, a sociedade americana, fundamentalmente otimista, considerando a juventude como uma esperança. A chance de fazer melhor. Ser jovem não é visto como uma desvantagem para procurar emprego ou participar da sociedade.
Embora alguns jovens americanos com alto grau de formação estão atualmente passando por dificuldades com a crise, seu destino é muito mais desejável porque eles não têm que convencer seus empregadores do valor da integração dos jovens em suas equipes.
Diferente do Brasil os CEO’s de empresas americanas tem sempre seu pensamento voltado para o futuro, mas uma coisa que pode vir a acontecer é a escassez de novos talentos depois que passar o período de crise.
A questão da integração e retenção de talentos é vivida mais intensamente nos E.U. A do que no Brasil. Sempre costumo dizer que no Brasil as faculdade e universidade formam os jovens para serem empregos e não empreendedores.
O contrato social proposto aos jovens de hoje são notoriamente mais incerto do que antes: o diploma não garante emprego, ter um emprego não garante a capacidade de acomodar e ter um diploma não quer dizer que você saiba mais sobre determinado assunto do que outro que não tem.
Mas, esta é apenas minha humilde opinião, não quero que achem que estou dizendo que essas são as principais diferenças entre a Gen Y Brasileira e Americana, pois é necessários avaliar a cultura de cada país, como:
- Valores diferentes
- Mais adeptos a Tecnologia
- Altamente social
- Moldada pela recessão
E Como os consumidores as demandas são diferentes:
- Esperam um maior nível de personalização,
- Exigem tipos mais diversificado de comunicação
- Desejam um maior grau de engajamento.

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0