X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Windows 8 terá melhor suporte a vários monitores


Seguindo a orientação de documentar e explicar cada pequeno aspecto do Windows 8, dessa vez nós temos mais informações sobre o funcionamento e o suporte a vários monitores no sistema operacional. Depois de ler o que a Microsoft tem a dizer, provavelmente você terá a mesma sensação que eu tive — de que dessa vez a empresa implementa o recurso da maneira correta.

O artigo publicado no blog oficial do Windows 8 evidencia os quatro objetivos que os programadores da companhia têm em mente ao desenvolver a integração melhor com vários monitores. Em linhas gerais são os seguintes: tornar a experiência do desktop mais particular; melhorar a movimentação de janelas de aplicativos entre computadores; permitir aplicativos tradicionais e com visual Metro lado a lado; e melhorar a eficiência ao acessar a interface do sistema.

De acordo com a companhia, as informações da telemetria colhidas pelo programa de aperfeiçoamento do Windows mostram que 13,48% dos proprietários de computador e 4,36% dos proprietários de notebooks utilizam dois monitores. Como era de esperar, a maioria das pessoas — 85,32% para desktops e 95,64% para notebooks — têm somente um monitor para trabalhar, estudar e realizar outras atividades.

Ainda que seja um público reduzido, estamos falando do tipo de gente que investe em melhorias na produtividade. Estudos mostram que adotar vários monitores eleva a produção diária. De olho nessa seleção de pessoas, a Microsoft promete as melhorias abaixo — assista ao vídeo em inglês e depois leia os detalhes — para a próxima versão do Windows.

(Vídeo do YouTube)

Barra de tarefas em cada tela

Talvez o pedido mais importante e o mais significativo. A partir do Windows 8, os usuários terão a chance de determinar em qual tela ou telas a barra de tarefas vai aparecer. Atualmente eu tenho dois monitores. Precisei escolher em qual deles a barra que agrupa todos os aplicativos abertos e alguns atalhos aparece. Não vai ser assim com a próxima versão do sistema operacional.

Cada usuário decidirá individualmente se quer exibir a taskbar em todos os monitores ou somente no principal. Também caberá a ele determinar se a barra de tarefas vai: repetir todos os aplicativos em ambos os monitores; repetir os atalhos em ambos os monitores e exibir respectivamente os ícones de aplicativos abertos; ou exibir respectivamente somente os ícones dos aplicativos abertos e manter duas barras de tarefas distintas.

Como você pode ver, as opções são várias. O Windows 8 vai exibir por padrão a mesma barra de tarefas nos vários monitores. A partir daí, fica a critério de cada um personalizar a experiência de Windows da maneira que preferir. Eu me vejo adotando duas barras de tarefas absolutamente independentes caso migre para a próxima versão do sistema operacional.

fe jpzdwYpCP

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo