X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

O empreendedor Silvio Santos


Via RSS de ResultsON

“Empreender é muito difícil quando você não tem dinheiro. Por isso que não consigo começar.”

“Preciso de 10 milhões de reais para remunerar bem meus programadores e eles não saírem do meu negócio, além de bancar a construção do site, ter um bom layout, etc, etc, etc”

Vários empreendedores acreditam que a falta de $$$ é o obstáculo principal e prioritário para empreender. Se tem dinheiro, usam sem gerir, inflam a folha de pagamentos, a quantidade de funcionários, obras mirabolantes, mimos para clientes, até que um “shit happens” acontece e aí eles percebem que haviam perdido o controle.

O pior é que nada do que foi feito com o dinheiro aumentou o lucro ou dcc silvioacelerou o processo ou trouxe mais resultados. Também não melhorou satisfação do funcionário e nem fidelizou clientes. E pra completar…. precisam de dinheiro de novo. Talvez mais do que inicialmente.

Muito capital é pior do que pouco por algumas razões:

1. Quanto mais $$, mais formas de gastar você inventa.

2. Dinheiro traz uma falsa sensação de segurança.

3. Com grana, você contrata gente “mais experiente”, logo…mais cara.

4. Dinheiro faz você ter pessoas na sua empresa pelo salário, sendo que valores alinhados e participação nos lucros são muito mais atrativos e alinhados com o propósito de uma startup.

5. Dinheiro causa dependência e “emburrece” a criatividade de ter alternativas em solucionar problemas.

6. Grana faz o empreendedorismo ser automático e perder a paixão, intuição e a vibe de tentativas. Tudo vira um processo duro e frio.

Aí a gente vê milhares de empreendedores tristes por passar por mais de 40 pitches e nada… ou que de pouquinho em pouquinho “enchem o papo”.

A realização é maior quando cada gota de suor traz conquistas. O empreendedor tem que aprender que mais vale ele ter a história de um camelô que subiu na vida com seu próprio esforço do que ter um império sem controle em que tudo pode ser perdido pelo que o próprio dinheiro causou. E olha que estas são duas faces da mesma moeda! Mah, oeeeeeee, quem quer dinheiroooooo?

Lud Figueiredo é coordenadora da área de Cultura Empreendedora dcc luddo Instituto Endeavor, organização que promove o empreendedorismo no país. Para ver mais conteúdo desses e outros temas, acesse www.endeavor.org.br

 

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot