X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

O que empreendedores e heróis têm em comum


“Um herói lendário é normalmente o fundador de algo. De uma nova era, uma nova religião, uma nova cidade ou de um novo estilo de vida.

Para fundar algo novo, o herói precisa largar sua vida anterior e partir em uma jornada em prol de uma ideia. Uma ideia inicial que tem o potencial de fazer esse algo novo criar vida”

Joseph Campbell em O Herói de Mil Faces

Todos os grandes heróis, desde Simba até os Smurfs, tem algumas características em comum. O conteúdo da história pode até mudar um pouco, mas a história é sempre a mesma.

E o que isso tem a ver com empreendedorismo?

Apesar de existirem empreendedores de todos os tamanhos, cores, formatos e nacionalidades; a história dos empreendedores de sucesso normalmente têm o mesmo formato. Ainda digo mais! O formato dos casos de empreendedorismo é muito parecido com as histórias de heróis lendários.

Como começar empresa“Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho”

Nós nos identificamos com o protagonista
Como dito no artigo Empreender é mais legal,  as pessoas se identificam com o empreendedor. Ele é uma pessoa normal, que teve coragem o suficiente pra correr atrás de um sonho.

Se você parar para pensar, todas as histórias de heróis começam mostrando seu dia-a-dia pacato, para que possamos nos identificar com ele.

O chamado
Em algum momento, algum fato marcante acontece, o herói fica muito puto motivado e decide começar sua jornada.

No caso do herói, esse acontecimento normalmente está relacionado a algum vilão aterrorizando pessoas inocentes. Felizmente, para o empreendedor a motivação normalmente é algo mais feliz, criar algo útil que faça do mundo um lugar melhor e pague as contas no final do mês.

Alguns até começam a jornada apenas pelo dinheiro, mas dificilmente chegam muito longe. Para se aprofundar nos motivos para empreender, confira o artigo Empreender é uma arte.

O início da jornada
Para entender esse momento mágico, assista o vídeo a seguir sob a perspectiva de um empreendedor entregando a documentação necessária para o contador dar entrada na criação da empresa.

Vídeo de MatrixClique na imagem para ver o vídeo

(Link para o vídeo no Youtube)

O período das vacas magras
Depois de um período fantástico de empolgação, a realidade começa a bater na porta e as dificuldades começam a aparecer. O produto demora mais tempo do que o esperado para ser lançado, a projeção “pessimista” de vendas não é alcançada e os custos são maiores do que o previsto.

Tudo isso é normal na jornada. Todo herói empreendedor passa por isso. É justamente superar essa fase que separa os que têm suas histórias contadas nas próximas gerações dos meros figurantes.

Os companheiros de jornada
Em sua jornada, o herói sempre tem escudeiros, companheiros e mentores que o aparecem no momento em que tudo parece perdido.

É justamente nesse momento em que o empreendedor colherá bons frutos da rede de contatos que é criada desde o começo da jornada. Vale a pena conferir o artigo 7 bons motivos para aumentar sua rede de contatos.

O sucesso
Depois de sofrer por muito tempo, finalmente o herói se depara com uma batalha épica em que ele se tornará o vencedor e será admirado por todos.

No caso do empreendedor, normalmente não acontece só uma batalha épica, mas é claro que depois de certo ponto o empreendimento ganha musculatura o suficiente para andar com as próprias pernas. Nesse momento, o empreendedor completou seu trabalho.

Manter o sucesso também é sem dúvida  algo extremamente importante, mas aí já fica pra um próximo capítulo da trilogia.

Abraços,
Millor Machado (extremamente feliz por não precisar tomar a pílula azul)

Para se aprofundar no tema, vale a pena conferir o artigo As características do empreendedor.

————————————————————

Veja também:

  1. 5 características que empreendedores e vestibulandos têm em comum
  2. Tira: Dinossauros podem ser empreendedores?
  3. 8 características dos empreendedores de ocasião

ac auKeXZdlg

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot