X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

5 maneiras de transformar suas reuniões em algo produtivo

maneirasdetransformarsuasreuniõesemalgoprodutivo

A falta de foco mata a produtividade de qualquer reunião. Aqui está o segredo para você ter mais resultados em seus encontros


A falta de foco mata a produtividade de qualquer reunião. Aqui está o segredo para você ter mais resultados em seus encontros

As reuniões tem o status de serem improdutivas e, o consenso geral mostra que isso não está muito longe de ser verdade: perguntas embaraçosas, saídas pela tangente, a sensação de nada ser feito.

Será que isso parece um pouco com a sua última reunião?

A verdade é que a receita de uma reunião que funcione é algo simples: você apenas tem que ser realmente focado. E isso vale para todos os participantes.

Com o que – ou como – você quer sair da reunião? E o que você está tentando dizer? Uma vez que você sabe o que está acontecendo na sua agenda, o resto é fácil de conseguir.

Aqui está o que podemos aprender para transformar as reuniões improdutivas e exaustivas em algo produtivo.

#1. Organize-se

Todas as reuniões precisam ter uma estrutura. Todas elas. Vamos pensar, ficticiamente em uma estrutura de reunião que funcione.

Normalmente, o RH começa as reuniões com atualizações críticas que incluem os aniversariantes. Em seguida, eles vão destacar as realizações da equipe, ou de algum profissional.

De lá, partimos para o financeiro. Um especialista fornecerá uma dica para saber gerenciar suas finanças.

Finalmente, o CEO, presidente, ou vice-presidente fala sobre as atualizações mais oportunas e importantes, que mostra o objetivo da reunião.

Não necessariamente a sua empresa precisa seguir essa estrutura ou roteiro. O que importa é que ela precisa ter uma estrutura e, ser seguida do início ao fim.

A organização é a chave para reuniões produtivas.

A organização é a chave para reuniões produtivas.

#2. Encontre a cadência certa

Algumas empresas fazem reuniões a cada semana. Outras, a cada quinzena. Algumas empresas fazem reuniões estratégicas mensalmente e, reúnem todos os funcionários a cada trimestre.

A primeira coisa sobre isso que você precisa saber é: reuniões semanais são demais. Nenhuma empresa tem atualizações suficientes para parar toda a equipe e reunir-se semanalmente.

Por outro lado, as reuniões mensais não criam frequências suficientes para cobrir todas as mudanças.

Por isso, é preciso encontrar a frequência certa para cada tipo de reunião. Quinzenalmente pode ser uma reunião mais estratégica e, trimestralmente uma reunião para unir as pessoas, dar boas notícias e manter a inspiração em alta.

#3. Seja transparente

Cada CEO de empresa é diferente. Mas a história nos mostra que, quanto mais as pessoas sabem o que está acontecendo, mais elas se sentem inspiradas para trabalhar.

Por isso, as reuniões servem também para fazer a informação fluir por todos os lados.

É importante fazer com que todos saibam o que acontece. As pessoas não gostam de trabalhar com medo, preocupadas ou alienadas de uma realidade.

#4. Torne-a acionável

A comunicação (ou a falta dela) pode – e vai – quebrar a sua empresa. Por isso, quando estiver planejando uma reunião, pense no que vai fazê-la ser realmente valiosa para todos os participantes.

Se as reuniões não puderem ser convertidas em ações para o dia-a-dia das pessoas, as chances de você estar desperdiçando o tempo das pessoas é muito grande.

Tente responder à pergunta: será que essa reunião será refletida, de alguma maneira, em ações úteis?

Deixe claro para as pessoas o que você espera delas em uma reunião.

Deixe claro para as pessoas o que você espera delas em uma reunião.

#5. Terceirize as pequenas coisas

Deixe o RH cuidar dos aniversários, e todas as coisas divertidas como prêmios para grandes metas alcançadas. Isso vai permitir com que o CEO se mantenha focado nos negócios e na entrega de insights sobre os objetivos da empresa.

Não centralize tudo em você. Seja você o CEO, diretor, executivo, gerente, coordenador, ou o que for, nunca deixe tudo sobre as suas costas. Delegue para outras áreas as partes pertinentes e, concentre nos novos objetivos de negócios.

Quando tiramos o peso das costas de todos os detalhes, ficamos livres para pensar em todos os pontos importantes que precisamos tratar nas reuniões.

___

Este artigo foi adaptado do original, 5 Ways to Get More From Your Meetings”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot