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Empreendedorismo

5 verdades incontestáveis sobre empreendedorismo

RedeInnova

Ontem foi o 2º – e último – dia do Rede Innova 2012, evento que discutiu o empreendedorismo, inovação e a internet em São Paulo.


Ontem foi o 2º –  e último – dia do Rede Innova 2012, evento que discutiu o empreendedorismo, inovação e a internet em São Paulo

O Jornal do Empreendedor esteve presente no Rede Innova, evento  que visa discutir estratégias empreendedoras para fomentar novos negócios. Entre o evento, muitos painéis com empreendedores, discussões e novas ideias e modelos de negócios.

Ao final do evento, a pergunta que fica é: será que tudo que foi apresentado nos 2 dias são verdades incontestáveis e devem ser aceitas por todos os empreendedores?

Sinceramente, minha opinião é que não. Muita coisa do que é dito por empreendedores, aceleradoras, empresas e plataformas não vai se aplicar ao seu negócio durante a existência dele.

Mas, por outro lado, muitas coisas ditas por lá são verdades que serparam os homens dos garotos quando o negócio é empreendedorismo. E, por esse motivo é muito bom você estar atento a esses fatores, porque eles vão determinar o sucesso do seu negócio. Ou não.

Pensando nisso, eu liguei o meu filtro na minha participação no evento e elaborei um guia com as 5 verdades incontestáveis que podemos aprender com a enxurrada de informação derramada nos 2 dias de Rede Innova.

#1. Você precisa se orgulhar dos seus erros

Quem nunca errou que atire a primeira pedra foi uma frase dita por um senhor que há pouco mais de 2.000 anos marcou a evolução da nossa história.

Sendo assim, quem somos nós para julgar a pessoa pelo seu erro? Quem somos nós para falar que um empreendedor não é bem sucedido porque errou ou falhou em algo.

O erro, quando serve como fonte de aprendizado muda a percepção das pessoas e a maneira com que elas se comportam nos próximos passos.

A menina do vale, Bel Pesce, mostrou durante o Rede Innova que nem tudo são flores na carreira da garotinha que saiu do Brasil e está botando pra quebrar nos EUA.

Antes da Lemon, startup que é co-fundadora, a empreendedora se envolveu em outros projetos que já deram errado. Errar é horrível. Mas precisamos avaliar o erro.

Precisamos entender o que deu errado e nos debruçarmos sobre isso, fazendo que o erro não se repita. Errar faz parte e, quem nunca caiu – ainda – em algum momento cai e precisa se levantar.

Se você quiser assistir à menina do vale no Rede Innova 2012 veja o vídeo com a sua participação no evento.

#2. O lugar do empreendedor é na rua

Sam Walton, o fundador do Walmart preferiu comprar um avião para a empresa do que gastar o seu dinheiro com mimos pessoais. Para ele, o avião era um objeto importante na estratégia da empresa: todo dia ele estava em uma loja diferente da empresa, em contato com funcionários e clientes.

O lugar do empreendedor é a rua. É entender os desejos e anseios do consumidor e transformá-lo em ideias de negócio.

Ficar na sala, com ar condicionado é um luxo de poucos e só vai acontecer depois que o seu negócio dar certo. O que você precisa no início de tudo é estar junto com os clientes e entendendo como as suas ideias vão impactar a vida de quem consome o que você faz.

Stefan Schimenes, presidente da América do Sul do Airbnb, cita esta como o primeiro aprendizado dos fundadores do projeto: não seja um rato de laboratório. Vá pra rua e entenda o mercado e os clientes.

Somente quando os fundadores do projeto saíram de São Francisco para Nova Iorque, para conhecer os anfitriões do Airbnb é que as coisas começaram a acontecer.

Não seja um rato de laboratório

Não seja um rato de laboratório. Vá para a rua entender as pessoas.

#3. Por trás de todo empreendedor existe uma startup

Não importa o quanto maravilhosa seja a sua ideia de empreender e quanto maravilhoso será o seu produto.

Muitas vezes, por trás de uma startup há uma ideia ótima, mas uma péssima equipe, e falta um empreendedor. O seu negócio não vai acontecer porque a sua ideia é boa, ou porque você está em uma aceleradora, ou porque algum capital será investido em você.

A sua ideia vai sair do lugar e fazer as coisas acontecerem a partir do momento em que você for empreendedor o suficiente para implementá-las e trazer resultados. Uma boa ideia não é sinônimo de uma boa empresa.

É essa a grande lição que podemos tirar do painel de aceleradoras do evento.

Não adianta ser startup por profissão sem ser antes de mais nada, empreendedor de coração.

Nem sempre por trás de uma startup existe um empreendedor. Mas sempre por trás de um empreendedor existe uma startup

Nem sempre por trás de uma startup existe um empreendedor. Mas sempre por trás de um empreendedor existe uma startup.

#4. A educação faz a diferença na vida das pessoas

Eu não estou dizendo que você tenha que fazer pós-doutorado ou coisa parecida. Ter um diploma ou não é uma escolha sua e, mesmo depois de dar certo, você vai querer – como Steven Spielberg – o seu para endossar as suas realizações.

A educação faz a diferença na vida dos empreendedores – e eles estão cada vez mais buscando isso para aprimorarem seus conhecimentos, errarem menos e fazer a diferença em suas carreiras. Livros, cursos rápidos, intercâmbio, tudo isso faz uma grande diferença no resultado final, porque empreendedores são capazes de incorporar o aprendizado em suas ações.

E, hoje a educação – continua e evolutiva – acaba sendo um grande pré-requisito na formação de um empreendedor: se você não tiver disposto a aprender coisas que nunca imaginou que pudessem influenciar o seu negócio, não conseguirá atingir os níveis e patamares de evolução que sempre sonhou.

Abrir a cabeça para novas ideias para que elas possam servir de inspiração para resultados. É por isso que a educação está fazendo grande diferença na vida dos empreendedores.

Invista na sua educação. Isso faz toda a diferença no empreendedor

Invista na sua educação. Isso faz toda a diferença para o empreendedor.

#5. Tenha uma mulher como sócia

Você pode rir, não acreditar ou esnobar essa dica. Mas a verdade é que as mulheres estão empreendendo mais do que os homens no Brasil e, estatisticamente, as empresas que essas mulheres lideram têm mais chance de dar certo.

Portanto, se você acha que as ideias da sua mulher são fantasiosas, lembre-se que o sexto sentido feminino e a intuição das mulheres estão fazendo a diferença nos mercados altamente competitivos e que elas já estão acostumada com as rotinas de empreendedor: já que além de cuidar das suas carreiras, cuidam da casa, das crianças e dos maridos.

Tenha sua esposa, namorada ou mãe como confidente nos negócios. As mulheres enxergam além da curva e podem levantar uma questão que vai matar ou ajudar o seu negócio a aconetcer.

É importante ouvir conselhos das mulheres, que têm o cérebro totalmente diferente do cérebro masculino e que, comprovadamente percebem muitos detalhes melhor do que nós, homens, simples mortais.

As mulheres podem ser diferencial na hora de uma ideia dar certo.

As mulheres podem ser diferencial na hora de uma ideia dar certo.

Considere isso no seu business plan

Caso contrário, esteja pronto para rasgá-lo e fazer as mudanças necessárias o mais rápido possível.

Eu aposto com você que levando esses pequenos fatores, que faço questão de nomear como verdades incontestáveis, as chances de sucesso de um negócio dar certo são muito maiores.

O resto é aquilo que todo mundo já sabe: 20 horas de trabalho por dia e muitos desafios, a todo momento. Empreendedor é um bicho maluco que adora acordar de manhã e ter um problema pela frente e bater a cabeça nesse muro até que ele desabe, disse Anthony Eigie durante o evento.

Esteja preparado para o desafio e coloque à prova suas crenças e ideias. Certamente elas vão mudar muito durante a sua jornada.

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