X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

6 dicas para desenvolver a cultura da sua empresa

dicasparadesenvolveraculturadasuaempresa

A cultura deve conduzir qualquer negócio desde a sua fundação. Veja como manter a sua cultura


A cultura deve conduzir qualquer negócio desde a sua fundação. Veja como manter a sua cultura

A coisa mais importante em um negócio não é o que você vai vender, mas aquilo que valoriza.

Quem afirma isso é Bill Kanarick, diretor de marketing da Sapient, uma empresa de serviços globais.

Na empresa o assunto cultura é tão importante que, quando a empresa chegou aos 49 funcionários, a Sapient dedicou 2 deles para cuidar da cultura.

Hoje a Sapient tem uma força de trabalho global de mais de 11 mil pessoas e a cultura permanece, como sempre, uma parte integrante do negócio. Aqui estão 6 valores que ajudaram a Sapient a encontrar a sua cultura.

#1. Esteja sempre aberto

Nenhuma empresa consegue crescer e prosperar se não estiver confortável com a ideia da abertura.

Mesmo em reuniões com clientes que vão muito bem, a primeira coisa que as equipes se perguntam é o que poderia ter ido melhor. Ser bom não é o suficiente para se tornar bom.

Você precisa estar aberto ao feedback para a sua empresa sempre melhorar.

#2. Deixe as pessoas liderarem

A Sapient acredita que existem 2 formas de liderança: dentro da empresa e no mercado.

Criar uma cultura de liderança, por vezes envolve a alocação de pessoas em posições que são bastante estressantes. Isso é um risco necessário, principalmente se a sua empresa precisa de vários líderes.

A cultura precisa criar o tipo de ambiente onde as pessoas são incentivadas a assumir riscos e apoiarem quando as decisões não saem conforme o planejado.

Você está pronto para dar espaço para as pessoas liderarem na sua empresa?

Você está pronto para dar espaço para as pessoas liderarem na sua empresa?

#3. Mantenha o foco nos clientes

Este é o segredo para o sucesso do cliente. Uma vez, na Sapient, um grande cliente estava hospedando seu site em uma plataforma na Amazon e decidiram abriga-la internamente na Sapient.

Depois de passarem o primeiro dia estudando o site, as pessoas perceberam que nada importava mais para a empresa do que fazer a coisa da melhor maneira.

E para os funcionários, aquele também era um dia muito importante, porque precisavam fazer a plataforma do cliente dar certo na migração.

#4. Cuide dos funcionários

Quando você encontra os melhores e mais brilhantes funcionários, eles querem mais do que tinham no passado, então você precisa fazer a sua empresa crescer.

Na Sapient, um funcionário que trabalhou por 2 anos na empresa estava se mudando para Londres. Ninguém sabia como levar o negócio para Londres, mas confiavam nas suas decisões.

E deu certo.

#5. Estimule a criatividade

É muito mais fácil mudar uma pequena empresa do que mudar uma empresa com mais de 11 mil colaboradores.

Mas a criatividade continua sendo um fator fundamental. A Sapient precisa de uma cultura que a ajuda a se adaptar ao mercado e, para conseguir isso, precisa mesclar criatividade e tecnologia.

As pessoas precisam de liberdade e espaço para serem criativas.

As pessoas precisam de liberdade e espaço para serem criativas.

#6. Desenvolva relações entre as pessoas

Este é o último valor na lista, mas também o primeiro apresentado às novas contratações na Sapient.

Ao invés de deixar as pessoas descobrirem as coisas por si mesmos ou seguirem um manual, as pessoas recebem nomes e contatos de pessoas que podem ajuda-las.

E, por conta da forte cultura, essas novas contratações encontram seu caminho. Eles criam relacionamentos em vez de seguirem cartilhas.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Culture Comes First. The Rest Is Noise”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot