X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Aprenda a pensar como um empreendedor

Aprenda a pensar como um empreendedor

Despertar o pensamento empreendedor pode abrir a sua mente. E ajudar você a evoluir. Veja o passo-a-passo para isso


Despertar o pensamento empreendedor pode abrir a sua mente. E ajudar você a evoluir. Veja o passo-a-passo para isso

Para se manter a frente da concorrência é vital estarmos constantemente reinventando as nossas empresas e nós mesmos e a única maneira de conseguir isso é tendo uma mentalidade empreendedora.

O desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora tem tudo para alterar a sua perspectiva: não importa há quanto tempo você está no mundo dos negócios, você está começando novamente hoje.

É algo sobre o processo de diagnóstico de problemas e sintomas para encontrar a raiz dos problemas, as opções que podem servir como possíveis soluções e, desenvolvendo opções e alternativas viáveis.

Aqui estão algumas áreas em que você deve se concentrar para construir sua própria mentalidade de empreendedor.

#1. Dê forma à sua experiência de vida

O pensamento empreendedor é sobre onde colocamos a responsabilidade de nossas experiências.

Embora não seja realista pensar que temos o controle completo de todas as nossas experiências, é um martírio pensar que não temos nenhum.

Um empreendedor é alguém que está profundamente envolvido em sua experiência de vida e disposto a trabalhar diariamente para transformar as coisas.

Empreendedores bem sucedidos reservam um tempo para analisar suas vidas e olhar atentamente para sua visão e seu propósito na vida.

Eles colocaram suas vidas no papel. Eles reservam um tempo para construir imagens mentais que os orienta em sua jornada.

Enquanto a maioria das pessoas está voando, eles já colocaram a sua missão de vida, visão de negócio e as metas no papel. Em seguida, eles vão trabalhar para executar seu plano.

Nunca desista de estar no controle da jornada.

Nunca desista de estar à frente da sua jornada, descobrindo novas coisas.

Nunca desista de estar à frente da sua jornada, descobrindo novas coisas.

#2. Pense no idealismo pragmático

Para adotar uma mentalidade empreendedora temos de funcionar tanto como um idealista quanto um pragmático.

Devemos ser sensíveis ao mundo que queremos ver e conscientes do mundo como ele é. O trabalho do empreendedor, então, encontra-se em conectar as 2 coisas.

Quando somos capazes de nos conectar cuidadosamente os nossos sonhos com as nossas capacidades e uma oportunidade de mercado, estamos prontos para começar a nossa própria jornada empreendedora.

#3. Pense estrategicamente

Um empreendedor é um grande estrategista e um mestre em conseguir que os outros se animem em ajudá-los em suas ideias de negócio.

Eles sabem como tirar o máximo de cada oportunidade para trazer novos clientes, convertê-los em clientes pagantes e fazê-los comprar repetidamente.

Isso significa planejar cuidadosamente, elaborar estratégias e mensurar os resultados em relação às expectativas e, constantemente mensurar e mudar o plano, quando preciso.

Isso significa assumir riscos calculados e aprender com as ideias que dão certo e que falham.

A maioria das pessoas toma suas decisões sobre sua vida, carreiras emocionais e suposições. Os empreendedores bem sucedidos baseiam as suas decisões de pensamento baseado em fatos.

#4. Aja de acordo com sua visão

A visão é o que esperamos fazer com o tempo que temos.

Você conhece alguém que é absolutamente obstinado a ter sucesso? Não importa o obstáculo, eles continuam. E na maioria dos casos, é porque eles têm uma extraordinária clareza de sua visão.

Eles levaram um tempo para definir claramente o que é que eles queriam fazer. Eles pararam e pensaram sobre a sua vida e o que foi que eles queriam realizar. Eles possuem a direção da tarefa em todo seu caminho até o seu resultado.

O tempo é nosso recurso mais escasso.

Os empreendedores bem sucedidos protegem e gerenciam o seu tempo. O bem mais valioso que você tem é o seu tempo.

Planeje cuidadosamente seus dias, semanas, meses e anos. Pense tanto como e com quem você gasta seu tempo – é um provável indicador de que você está se transformando em um empreendedor de verdade.

Aja de acordo com a sua visão.

Aja de acordo com a sua visão.

#5. Entenda o ecossistema

James F. Moore definiu um ecossistema de negócios como “uma comunidade econômica apoiada por uma fundação de organizações que interage e indivíduos”.

Estes ecossistemas incentivam as empresas a co-evoluirem as suas capacidades. Isso acontece de várias maneiras.

Uma empresa pode desenvolver mundos econômicos inteiros, como foi o caso da App Store, que era uma nova plataforma para a Apple, que é um ecossistema que revelou milhares de oportunidades.

A Amazon também criou mercado quando permitiu que os fornecedores de terceiros oferecem suas mercadorias na Amazon, a criação de um ecossistema.

Esses ecossistemas são a estrutura que rodeia e suporta os nossos negócios. Eles constroem os interessados ​​a partir dos negócios e na sociedade.

#6. Aprenda a concentrar sua energia

É fácil tornar-se disperso e distraído. As pessoas de sucesso desenvolvem a capacidade de se concentrarem e maximizar os seus recursos e esforços.

As pessoas que trabalham ativamente para desenvolver uma mentalidade empreendedora são transformadas, e se transformam em pessoas totalmente diferentes do que eram um dia. Elas estão constantemente aprendendo e ganhando experiência que vai levá-las até seus objetivos.

Essas pessoas realmente entendem a importância de adquirir novas habilidades e assim, aumentarem a sua auto-estima.

Nós – e as nossas empresas – devemos nos desafiar a superar e mudar o que não está funcionando, ou nos tornaremos irrelevantes.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How To Think Like An Entrepreneur, Even When You’re Not One”, da FastCompany.

Comente este artigo

Populares

Topo