X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

Do sonho até o sucesso: as 12 fases do empreendedorismo

Asfasesdoempreendedorismo

Está pensando em empreender? O caminho não é fácil. Aqui estão as 12 fases que você terá que passar


Está pensando em empreender? O caminho não é fácil. Aqui estão as 12 fases que você terá que passar

Os fãs eufóricos promovem o empreendedorismo como a melhor coisa desde o iPhone. Outros descrevem como um árduo e interminável trabalho.

A verdade está em algum lugar no meio entre as 2 coisas. Se você é um novo empreendedor, ou aspirante a um, leia mais para ver em que fase do empreendedorismo você está agora e como se preparar para o que se segue.

Fase 1: eu desejo

Tal como acontece com qualquer programa de 12 passos, o primeiro passo é admitir que tem um problema.

Neste caso, o problema é que você quer ser um empreendedor, mas não é. Ainda. Muitas pessoas vivem na zona de “desejo” por anos antes fazerem um movimento.

Mas vendo de fora pode ser uma boa maneira de aprender, há tanta coisa que se pode absorver como espectador.

Quando você está pronto para entrar no jogo, fale com as pessoas sobre o seu desejo. Diga em voz alta. Isso elimina a ansiedade.

Meu nome é ____ e quero começar meu próprio negócio“. Agora você colocou isso no universo. É um pequeno mas importante primeiro passo.

Fase 2: eu vou

É preciso mais do que apenas falar que vai começar um negócio, para realmente empreender.

Não tem ideia de onde começar? Junte-se ao clube. É onde começam todos os empreendedores. Você está em boa companhia.

Não há nenhuma necessidade de abruptamente se demitir ou afundar imediatamente suas economias no desenvolvimento de um produto.

Vá devagar. Devagar é bom. Assim você tem tempo para aprender.

Contrate um treinador. Junte-se a um grupo do mastermind. Assista a uma conferência. Escreva um plano de negócios.

Essas são maneiras maravilhosas de investir seu tempo e dinheiro quando você está apenas mergulhando seu dedo nas águas empresariais.

Fase 3: planeje, planeje, planeje

Você precisará fazer muito planejamento quando você estiver comprometido a começar seu próprio negócio.

Isso inclui um plano de negócios formal. Faça um mesmo se você for um simples one-man-show e não precisa de centenas de financiamento.

Por quê? Isso vai forçar você a considerar tudo, então você estará realmente preparado para o lançamento.

Há uma tonelada de ferramentas de planejamento lá fora.

Encontre uma que funcione para você. Uma palavra à sabedoria: você pode ser tentado a permanecer no modo de planejamento indefinidamente, especialmente se você for uma pessoa detalhista.

Mas você nunca vai saber tudo o que há para saber.

Em algum momento você tem que saltar. Muito do empreendedorismo envolve ajustes ao longo do caminho, então quando você tem seus assuntos organizados e em ordem é hora de se lançar.

Planeje o seu negócio e, saiba para onde está indo.

Planeje o seu negócio e, saiba para onde está indo.

Fase 4: ta-da!

Como Rafiki segurando o pequeno rei leão para o mundo ver, seu lançamento é quando você apresenta seu bebê ao mundo.

Essa é uma etapa emocionante para um novo empreendedor.

Quando você fizer isso e lançar o seu produto, aproveite. Se orgulhe. Você estará exausto do trabalho, mas abra um champanhe e beba tudo.

Fase 5: grilos

Você pode se perguntar, onde todos foram? Não entre em pânico. A calmaria do pós-lançamento é quando você respira profundamente e reagrupa.

Volte para seu plano de negócios. Você está seguindo? Há alguma coisa que você perdeu? Que ajustes precisam ser feitos? Se você não criou um plano de negócios, busque ajuda e crie um.

Busque o feedback de clientes, veteranos da indústria. Peça-lhes para lhe dizer o que não está funcionando.

Fase 6: síndrome do impostor

Síndrome do impostor é um fenômeno psicológico associado com o medo de ser descoberto como estúpido ou indigno. Isso acontece com todos os empresários em algum momento. Você vai ocasionalmente (ou frequentemente) se sentir como se estivesse fora do seu alcance.

Você vai sentir como se não falasse a língua. Capital de risco ou financiamento de capital próprio? E o que significa “bootstrapping”, afinal? Todo mundo parece saber mais do que você.

A curva de aprendizado para os empreendedores é íngreme, e você vai se sentir incompetente às vezes.

Isso é normal. Respire. Aristóteles disse “quanto mais você sabe, mais você sabe que não sabe“.

Quando você aprende mais sobre o seu próprio negócio, você também se identifica com suas lacunas de conhecimento.

Fase 7: esponja

Aqui é onde você absorve informações para preencher as lacunas de conhecimento.

Nota: Eu não disse que isso é onde você aprende tudo sobre tudo. Isso não é possível, então não tente, para que você se queime ou sinta vontade de se jogar de um penhasco. Decida o que é importante para você aprender durante esta etapa do seu negócio.

Para evitar sobrecarregar o empreendedor, escolha uma ou duas coisas para aprender. Qual é a coisa que você pode fazer esta semana para ajudá-lo a chegar lá?

Você retornará à fase esponja novamente e novamente quando negócio evoluir. Sempre haverá algo novo para aprender. Abrace como parte do processo.

Fase 8: tudo é incrível

Você está fazendo exatamente o que você sonhou. E você é pago para isso. Esses momentos são o motivo de ter se tornado um empreendedor.

É mais provável que você experimente os maiores “tudo é incrível” quando você primeiro se demite para se tornar um empreendedor, no lançamento, depois de um 1 especialmente lucrativo do negócio, quando você trabalha com um cliente dos sonhos ou quando você pega uma aleatória sexta-feira fora do trabalho, só porque você pode.

Aproveite estes momentos. Eles não acontecem o tempo todo, mas é muito gratificante quando acontecem.

Fase 9: Pânico

Você pode encontrar o “senhor” dos medos. Eles são algo parecido com isto: não faço ideia do que estou fazendo e nunca farei dinheiro fazendo isso.

Nunca devia ter deixado a segurança do meu trabalho. Em breve, serei obrigado a viver na rua com um carrinho de compras, na esquina. Meus antigos colegas irão apontar e rir de mim no caminho do trabalho.

Tudo bem. Permita-se desfrutar nesta fantasia distópica ridícula por exatamente 2 minutos. Sente-se melhor? Acho que não.

Sinta o medo e, em seguida, faça algo a respeito. Qual é a pequena ação, que você pode tomar para ajudar o seu negócio hoje? Faça isso.

Como empreendedor, você provavelmente irá vacilar entre “tudo é incrível” e o pânico. Tente não gastar muito tempo aqui. Pânico gera paralisia. Continue andando.

O medo é normal. Mas ele não pode te paralisar.

O medo é normal. Mas ele não pode te paralisar.

Fase 10: parceiros

Até agora, você percebeu que não pode fazer isso sozinho. Se você tentar, vai se queimar. É hora de se concentrar em seu forte e terceirizar os outros bits de parceiros estratégicos.

Contrate um designer, um distribuidor, suporte técnico, suporte administrativo, um contador e um parceiro de mídia social. Tirar algumas coisas de sua responsabilidade libera mais tempo e energia para você fazer o seu trabalho melhor.

Fase 11: a troca

Você aprendeu bastante sobre seu negócio para perceber que você precisa fazer algumas mudanças.

Talvez você precise refinar a sua oferta para 2 serviços principais, em vez de 10. Ou talvez você precise fazer uma mudança radical na direção do seu negócio.

Empreendedores exemplares irão chamar isso de um “pivô”, que basicamente significa, “eu estava fazendo uma coisa e agora sei que eu deveria estar fazendo essa outra coisa em vez disso”.

Você pode se sentir como um tolo por não acertar na primeira vez, mas eu te desafio a encontrar qualquer empresário que tem tudo desde o início.

Trocas de qualquer tipo acontecem para muitos empresários, ao longo do tempo. Você pode pensar nisso como um rito de passagem.

Fase 12: negócios são negócios

Para um empreendedor isso significa fazer malabarismos com um pouco de tudo. Como aprendemos a única constante é a mudança.

Haverá altos e baixos, celebração e pânico e muita aprendizagem. Você está pronto para tudo isso. Agora é um autêntico empreendedor. Bem-vindo ao clube.

___

Este artigo foi adaptado do original, “For Dreaming to Succeeding, the 12 Phases of Entrepreneurship”, da Entrepreneur.

 

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot