X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Livros

As grandes agências secretas

As grandes agências secretas

As Grandes Agências Secretas é uma viagem empolgante ao mundo dos principais serviços secretos


As Grandes Agências Secretas é uma viagem empolgante ao mundo dos principais serviços secretos

A história e os protagonistas, as personalidades famosas e truculentas, as missões impossíveis que aconteceram em vários países e marcaram o rumo do nosso mundo.

Este livro é, simultaneamente, uma análise das relações entre os Estados e um olhar sobre os grandes conflitos mundiais e o mundo tal como hoje o conhecemos.

A CIA tem como missão fornecer informações de segurança nacional ao governo dos Estados Unidos e reunir elementos sobre governos estrangeiros, organizações e indivíduos.

O KGB surgiu após a Segunda Guerra Mundial, sendo a agência de informação e segurança da antiga União Soviética, com a missão de ser a polícia secreta do governo durante a Guerra Fria.

O MI6 é o serviço de informação e inteligência encarregado de dirigir as atividades de espionagem no Reino Unido.

A Mossad foi criada em 1951 para assegurar o futuro do Estado de Israel, estabelecida numa região instável e conflituosa. Foca-se nas nações árabes e organizações existentes em todo o mundo.

A DGSE é a agência de inteligência francesa, considerada apenas o último degrau de uma longa escada que, de uma forma ou de outra, tem influenciado a História da Europa e do mundo, desde os tempos de Napoleão Bonaparte até Charles de Gaulle.

O MSS corresponde aos serviços secretos chineses, ou pelo menos a maior aproximação chinesa ao que no Ocidente costumamos entender como uma agência de inteligência e espionagem.

O RAW, que atua como os serviços secretos indianos, não pode ser considerado sem que se mencione também seu grande rival e vizinho, o Inter-Services Intelligence (ISI), cujas atividades concentram-se em espionarem-se mutuamente. Todavia o resultado de suas atuações despertam mais dúvidas do que certezas.

O SIS é um dos serviços de informação de Portugal, fundado em 1984. Tem como missão a produção de informações úteis à segurança interna e a prevenção de atos que possam alterar ou destruir o estado de direito constitucionalmente estabelecido.

Eu não saberia nunca – e passei três anos na CIA – como começaria um programa de ação secreta num lugar como o Irã. Seria extraordinariamente difícil. – Frank Carlucci, embaixador em Portugal entre 1974 e 1977 e secretário de Defesa dos EUA.

Nos serviços de inteligência, disseram-me que agora a ameaça é denominada de multifacetada ou multidirecional, o que na realidade significa que não temos a certeza do que é ou de onde vem. – Peter Inge, antigo Chefe das Forças Armadas Britânicas

Os nossos amigos americanos ofereceram-nos dinheiro, armas e conselhos. Nós aceitamos o dinheiro, as armas, mas declinamos dos conselhos. – Moshe Dayan, ministro da Defesa de Israel entre 1967 e 1974

Os serviços secretos portugueses, como de resto os da Inglaterra, sempre se distinguiram pela sua falta de secretismo. – Vasco Pulido Valente, Público

Sobre o Autor

Nasceu em 1966 em Castelo Branco. É licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e frequentou o Programa de Alta Direção de Empresas na AESE – Escola de Direção e Negócios.

Foi presidente da Rádio Universidade de Coimbra e membro da comissão de instalação do Instituto de Estudos Jornalísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em 1997, fundou a empresa de comunicação Agenda Setting, onde é especialista em media intelligence e stakeholders management.

José-Manuel Diogo tem mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa em empresas privadas e no setor público em Portugal e nos Países de Língua Portuguesa e é consultor de várias empresas privadas e organismos públicos, nacionais e internacionais.

Colabora regularmente com a imprensa nacional como especialista em Comunicação e tem, desde 2009, uma coluna de opinião quinzenal no Diário de Coimbra, um dos mais antigos do país.

Mais informações

As Grandes Agências SecretasLançamento: As grandes agências secretas

Edição: 1ª edição, 2013

Autor: José-Manuel Diogo

Editora: Via Leitura

Assunto: História Geral

Preço: R$ 69,00

ISBN: 9788567097008

Altura: 23cm

Largura: 16cm

Espessura: 18,3mm

Nº páginas: 352

Peso: 550g

Comente este artigo

Populares

Topo