X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Livros

Qual o perfil mínimo de um empreendedor?

Qual o perfil mínimo de um empreendedor?

Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada “cultura startup” focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era


Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada “cultura startup” focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era

Atualmente o Brasil possui 7,4 milhões de micro e pequenas empresas. Apesar do número grandioso, a alta competitividade do mercado dificulta o caminho do novo empreendedor ao sucesso.

De acordo com pesquisas já realizadas pelo Sebrae, até 80% das novas empresas brasileiras não sobrevivem a seu primeiro ano de vida – o mesmo se aplica aos mercado americano, berço das startups.

Em O empreendedor viável – uma mentoria para empresas na era da cultura startup, lançamento da editora LeYa, André Telles e Carlos Matos incitam o empreendedor a concentrar seus esforços não apenas em ideias ou produtos, mas principalmente em atitudes que o tornem viável, tanto para possíveis investidores quanto para os mercados aos quais pretendem atender.

Contextualizar o produto a ser desenvolvido por uma empresa nascente é sem dúvida um aspecto importante do modelo de negócio. Mas no tocante à “venda” do aplicativo ou plataforma que o empreendedor, de forma tão dedicada, está demonstrando durante uma reunião com investidores não é o suficiente.

Os investidores também estão comprando o empreendedor; seu poder de oratória, de persuasão, de paixão pelo negócio e seu potencial futuro de dedicação. Além de tudo o mais, o profissional será analisado por suas características empreendedoras.

Para criar o conceito de Empreendedor Mínimo Viável – MVE na sigla em inglês – Telles e Matos foram buscar referência e inspiração nas clássicas teorias da administração, adaptando-as aos novos tempos.

Mais do que uma nova cartilha de passos numerados que levem ao sucesso, o livro traz uma visão diferenciada do modelo de desenvolvimento empresarial da nova onda do empreendedorismo, desmistificando a chamada “cultura startup“.

Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada "cultura startup" focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era

Editora LeYa lança livro em que autores brasileiros desmistificam a chamada “cultura startup” focando nas características mínimas do empreendedor nesta nova era

O MVE é o perfil mínimo para conduzir, gerenciar e viabilizar um negócio. Observando o mercado, criamos um conjunto de características necessárias para que o empreendedor passe pelo crivo dos investidores.

Ao defender que o foco não deve ser o produto e sim o fundador, criamos uma nova variável dentro da equação que leva ao sucesso de uma empresa.

O livro mostra casos de sucesso e fracasso na indústria ‘pontocom’, assim como as razões que levaram ao desfecho de cada uma dessas histórias, oferecendo novas ferramentas e respondendo perguntas que surgem ao longo da jornada.  Com conselhos que vão desde a importância de escolher o mentor certo até o passo a passo para montar um bom plano de negócios, Matos e Telles apontam como o empreendedor deve construir as bases para se tornar um bom investimento.

Segundo os autores, essas são as seis dicas valiosas para se tornar um empreendedor viável:

  • Ouça o mercado – ofereça propostas de remuneração do investimento claras e melhores que outras opções de aplicações;
  • Vista a camisa – não crie um negócio com o objetivo de se desfazer dele;
  • Tenha uma equipe diversificada – as características dos membros fundadores devem cobrir o maior número possível de áreas, sem que haja excessiva repetição de perfis;
  • Mentores – mantenha por perto mentores que possam complementar as áreas sensíveis e pontos fracos do seu modelo;
  • Entenda o básico de administração – aspectos jurídicos e contáveis são indispensáveis e os investidores precisam ter a segurança de que você saberá como tocar um negócio quando chegar a hora;
  • Não seja inocente – faça com que sua ideia tenha consistência do ponto de vista do faturamento e do lucro. Um produto que atenda a uma necessidade é bom, mas um produto que atenda a uma necessidade gerando lucros é infinitamente melhor.

Sobre os autores:

André Telles é publicitário. Especialista no tema inovação em marketing e empreendedorismo. O Empreendedor Viável é seu quarto livro. Foi o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre social media marketing, no ano de 2005. Em 2008, escreveu sua segunda obra, intitulada Geração digital, publicada pela Landscape. Seu terceiro livro, A revolução das mídias sociais, foi lançado em 2010 pela M. Books. Recebeu o prêmio da Assespro, maior associação de TI do Brasil, como o profissional que mais contribuiu para a disseminação das mídias sociais no país nos últimos cinco anos. Ministrou mais de 100 palestras e cursos no Brasil e no exterior. Colunista do portal de tecnologia IDG NOW, do UOL. Cofundador da agência Mentes Digitais. Atualmente é Diretor Executivo da Agência de Inovação e Negócios 4 one.

Carlos Matos é jornalista e esteve na liderança da edição e da administração de empresas jornalísticas no Brasil e no exterior. Com foco em economia e negócios, escreveu e editou publicações importantes no segmento, como o Diário do Comércio e Indústria (DCI), o portal da revista HSM Management, entre outros, além de liderar a sucursal latino-americana da agência inglesa Steel Business Briefing, adquirida em 2011 pela americana Platts. Realizou cursos para executivos nas áreas de comunicação, empreendedorismo e gestão em Londres e na Universidade de Cranfield, e uma série de cursos nas áreas de design e programação no Brasil. Atualmente é responsável pelo blog Startupeando e pelo projeto de conteúdo do Fórum de Líderes Empresariais, da antiga Gazeta Mercantil.

Comente este artigo

Populares

Topo